Falece o aluno de Publicidade do Unipac Barbacena, Germânio Eustáquio

Estudante foi bicampeão do Prêmio Expocom Sudeste nos anos de 2021 e 2022

Morreu neste domingo, aos 69 anos, Germânio Eustáquio da Silva. Natural de Barroso, Germânio era aluno do curso de Publicidade e Propaganda do UNIPAC Barbacena, onde foi bicampeão do Prêmio Expocom Sudeste nos anos de 2021 e 2022. Ele também foi o único morador de Residência Terapêutica no Brasil a chegar ao ensino superior. Seu velório e sepultamento foram realizados na manhã de ontem, em Barbacena.

Seu trabalho mais recente foi a exibição do documentário “Eu Conto a Minha História: voz, afeto e liberdade”, criado como produto de Trabalho de Conclusão de Curso e teve a sua primeira exibição em abril, durante a abertura da 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental, organizada pelo Conselho Municipal de Saúde e pela Prefeitura de Barbacena. O filme foi visto simultaneamente por cerca de 200 pessoas, que estavam no Automóvel Clube e pela transmissão ao vivo da Prefeitura na internet. A produção do documentário foi feita, além de Gêrmanio, pelos egressos Ana Cristina Puygcerver Santos, Anna Luiza Rosa Cabral, Marina dos Santos Franco, Pablo Henrique da Costa Silva, que juntos formaram a Agência Experimental 4mation.

O professor Ricardo Rios que acompanhou o aluno, deixa sua homenagem:

“Germânio tinha sede pelo conhecimento e amor pelo Ensino Superior. Ele fazia questão de estar na sala de aula e de conviver com os outros. Seu amor pelo ensino continua sendo um grande motivador para todas as pessoas que tiveram o prazer de conhecê-lo. Sempre dizia que eu aprendi muito mais com o Germânio do que ele comigo. Nesses seis anos de docência, o Germânio foi a minha maior alegria e o melhor desafio que eu poderia ter como educador. Quem dera se todos pudessem conviver com o Germânio e conversar por um minuto com ele, para ver a sabedoria que a vida o deu. O que me conforta no passamento do meu querido orientando é que essas palavras sobre o Germânio não foram ditas somente agora. Ele foi homenageado em vida, seja pelos colegas (antes, durante e depois da formatura de sua turma) ou pela Academia (sendo a última o bicampeonato do Expocom Sudeste). Germânio merece nossas eternas homenagens.”

A Academia Barbacenense de Letras (ABL) também deixou sua homenagem ao aluno do Unipac. “Por sua história de vida, e suas vitórias alcançadas em plena maturidade, mas com muita dedicação e generosidade, Germânio deixou seu nome em um capítulo da história recente da ABL e da própria memória de Barbacena !”, ressaltou o presidente atual da ABL, Professor Rodrigo Tostes Geoffroy, ao tomar conhecimento do falecimento do colaborador do CICLO CA 200.