Notícias UNIPAC

Unipac adere à campanha “Setembro Vermelho” pela saúde do coração

Setembro Vermelho

A campanha tem como objetivo a conscientização sobre os cuidados com a saúde do coração

O mês de setembro é conhecido pela campanha que aborda a conscientização sobre os cuidados com a saúde do coração, com o nome de “Setembro vermelho”. Para falar mais sobre o assunto o corpo docente de nutricionistas do curso de Nutrição do Unipac Barbacena preparou um texto sobre o tema, confira na íntegra: 

O “Setembro Vermelho” é uma ação social destinada à conscientização, prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares, sendo celebrado em setembro em homenagem ao Dia Mundial do Coração, que tem sua data oficial comemorada no dia 29. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 80% das mortes por doenças cardíacas poderiam ser evitadas apenas por alterações no estilo de vida. Entre essas alterações, estão as mudanças alimentares essenciais para uma boa saúde cardiovascular.

De acordo com as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia publicadas neste ano de 2021, recomenda-se o alto consumo de frutas, vegetais, leguminosas, grãos integrais, fontes de proteínas saudáveis (por exemplo produtos lácteos, aves com baixo teor de gordura [sem pele], peixes/frutos do mar e nozes) e óleos vegetais não tropicais. Deve-se evitar a ingestão de doces, bebidas açucaradas e o próprio açúcar, além do excesso de carnes vermelhas. 

Além disso, atualmente têm-se estudado o efeito da dieta do Mediterrâneo para redução de eventos cardiovasculares. Em um estudo de grande magnitude realizado na Espanha com 7.447 participantes que apresentavam alto risco cardiovascular, observou-se que a Dieta do Mediterrâneo foi mais efetiva para prevenir eventos cardiovasculares, principalmente AVC, do que uma dieta pobre em gordura. A referida dieta inclui fontes de gorduras saudáveis como azeite de oliva, nozes dentre outras.  

Esse padrão alimentar, assim como qualquer outro, deve ser ajustado e adaptado às necessidades individuais de cada pessoa. Deve-se adequar aspectos calóricos e nutricionais, além de adaptar aos padrões culturais, preferências alimentares e tratamentos específicos para comorbidades que possam estar associadas, como por exemplo doenças endócrinas metabólicas. Por isso, é de extrema necessidade o acompanhamento nutricional por um profissional Nutricionista, visando prevenção e controle dos eventos cardiovasculares.  

Nicolau JC, Feitosa-Filho G, Petriz JL, Furtado RHM, Précoma DB, Lemke W, et al. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre Angina Instável e Infarto Agudo do Miocárdio sem Supradesnível do Segmento ST – 2021. Arq Bras Cardiol. 2021; 117(1):181-264.

Estruch R, Ros E, Salas-Salvadó J et al. Prevenção primária de doenças cardiovasculares com dieta mediterrânea complementada com azeite de oliva extra-virgem ou nozes. N Engl J Med. 2018; 378(25): e34(1)-e34(14).

Pirâmide
Pirâmide
Selo CIPA
Selo CIPA

Política de Privacidade | Política de Cookies