Notícias UNIPAC

Acadêmicos de Nutrição realizam trabalhos sobre compostos bioativos na prevenção e tratamento do câncer

A atividade tem como objetivo informar sobre os compostos bioativos na prevenção e tratamento do câncer

Os alunos produziram banners informativos sobre diversos alimentos que auxiliam o tratamento da doença 

Com o objetivo de relacionar os compostos bioativos na prevenção e tratamento do câncer, os acadêmicos do curso de Nutrição do UNIPAC Barbacena produziram banners informativos englobando os principais pontos sobre o tema. 

O trabalho foi realizado por meio da disciplina de Dietoterapia das Patologias Crônicas e Gerais, ministrada pela professora e coordenadora do curso, Elisa Grossi Mendonça. A disciplina tem como foco a aplicação dietoterápica ao paciente, que engloba o câncer, visando a nutrição funcional no tratamento. 

De acordo com a aluna Tais Fernandes dos Santos, do módulo Turquesa, o trabalho objetiva auxiliar e informar as pessoas sobre a relação dos alimentos e a doença. “O trabalho desenvolvido foi elaborado com vistas a investigar os mecanismos e interações fisiológicas e moleculares da doença, para então apresentar mecanismos de prevenção e tratamento para pacientes com o câncer. Muitos ainda não têm um conhecimento claro sobre isto, então vimos como é importante a pesquisa e divulgação sobre a relação existente entre os compostos bioativos presentes nos alimentos e a prevenção e tratamento do câncer, visto que essa é uma das formas cabíveis à abordagem de todos e que pode reduzir o número de pacientes já hospedeiros da doença e também sob risco de desenvolvê-la”, comenta. 

Por fim, a professora Elisa Grossi comenta sobre a importância da atividade e a escolha do tema. “O trabalho foi realizado com vistas a estimular os alunos à pesquisa, preparando para atuações em mercado de trabalho, como em participação de eventos científicos. A escolha do tema veio para incentivar os alunos a entender o processo bioquímico e metabólico dos compostos com capacidade de conferir benefícios à saúde, incluindo redução do risco de desenvolvimento de doenças crônicas como o câncer e no processo inflamatório envolvido”, conclui. 

Confira abaixo os banners produzidos pelos acadêmicos: 


Política de Privacidade | Política de Cookies