Notícias UNIPAC

Aula Magna do Direito abordou o tema “Juiz das Garantias”

Aula Magna

A palestra foi ministrada pelo Dr. Maurício de Oliveira Campos Júnior, um dos maiores criminalistas do país

A Aula Magna do 1° Semestre de 2021 do curso de Direito do UNIPAC Barbacena desta vez abordou o tema “Juiz das Garantias”. A palestra aconteceu de forma remota, pela plataforma virtual e foi ministrada pelo advogado e professor, Dr. Maurício de Oliveira Campos Júnior. 

O Dr. Maurício, antes de iniciar o tema da palestra, carinhosamente prestou uma homenagem ao reitor e presidente da FUPAC/UNIPAC, Dr. Bonifácio Andrada, que faleceu no início deste ano. “Ele teve uma vida toda dedicada à vida pública e à causa da educação. É um homem que foi por, nada menos, dez vezes deputado federal e que teve uma trajetória política que fez justiça à tradição familiar”, lembrou o palestrante. 

Em sequência, o Dr. Maurício pontuou que o intuito da Aula Magna seria de passar uma mensagem e transmitir conhecimentos sobre um assunto extremamente relevante e atual, abrangendo a linguagem de todos os acadêmicos do primeiro ao último período do curso.

Para o coordenador-adjunto do curso de Direito, professor Bruno Lewer, a aula magna do primeiro semestre foi muito especial. “Ter a oportunidade de entender melhor o instituto do “Juiz das Garantias” com um dos maiores criminalistas do País, Dr. Maurício Campos, foi um privilégio. Me enche de orgulho ver nossa Instituição fornecendo uma formação de tão alto nível para nossos alunos, ajudando-os a formar senso crítico, espírito questionador e a ir além da mera reprodução! Em sua Aula, o nosso convidado explicou a importância de separar as funções do julgador, fugindo do sistema inquisitivo, de modo a se outorgar ao réu as garantias propaladas pela nossa Carta Magna. A palestra do Dr. Maurício nos mostrou que no Direito, não basta repetir, é preciso refletir”, destacou o professor Bruno. 

Compuseram a mesa de honra do evento virtual o diretor geral do UNIPAC Barbacena, professor José da Silva Filho; o vice-presidente da FUNJOBE, Dr. Antônio Carlos Suppes Doorgal de Andrada; coordenador do curso de Direito, professor Paulo Afonso de Oliveira Júnior; coordenador adjunto do curso de Direito, professor Bruno de Almeida Lewer; coordenador do NPJ, professor Luiz Carlos Rocha de Paula e o palestrante, professor Dr. Maurício de Oliveira Campos Júnior.

Sobre o palestrante 

Maurício de Oliveira Campos Júnior é advogado criminalista, bacharel em Direito pela UFMG, em 1988. Foi professor de direito processual penal na PUC Minas por cerca de 30 anos e se destacou como Defensor Público no I Tribunal do Júri de Belo Horizonte (cargo que ocupou até 2003). Foi Conselheiro Federal da OAB, Secretário de Defesa Social do Estado de Minas Gerais (2007-2010) e membro de diversas bancas examinadoras de concursos públicos para carreiras jurídicas.


Política de Privacidade | Política de Cookies