Clínica Escola Vera Tamm de Andrada retoma atendimentos do Plantão Psicológico

Plantão Psicológico

Os atendimentos do estágio de Plantão Psicológico tiveram início nesta segunda-feira, 17 de agosto, e se estendem até 18 de dezembro. Os alunos da graduação do curso de Psicologia, que são estagiários, estão disponíveis para os atendimentos em regime de plantão. Em cada turno temos um estagiário de plantão para atender as demandas da população de Barbacena e região. Os estudantes são supervisionados pela Referência Técnica da Clínica Escola Vera Tamm de Andrada e supervisora do estágio do Plantão Psicológico, professora Maria da Conceição Fajardo Monteiro. Os atendimentos estão sendo realizados em formato on-line.

Os interessados nos atendimentos devem ligar para o número (32) 3339-4992, de 8h às 17h, para obterem todas as informações. O contato será encaminhado a um estagiário plantonista, que entrará em contato imediatamente.

Quem pode ser atendido?

O Plantão Psicológico é um serviço viável para atender crianças, adolescentes, adultos e idosos. O serviço é aberto a todos que se interessam em compreender um pouco mais do que está afetando sua vida, escutando a si mesmo através da facilitação de um estagiário plantonista. Ele é destinado às pessoas que buscam um atendimento de apoio emergencial, em situações de crise como por exemplo: luto, tomada de decisões, e, no cenário atual, as demandas da pandemia de COVID-19, como ansiedade, violência doméstica, angústia e outros. O acesso ao atendimento online será como o atendimento presencial que já acontecia na Clínica-Escola, ou seja, atendimento “porta aberta” à comunidade de Barbacena e região. Os atendimentos são realizados pelo SUS, portanto é necessário ter em mãos o número do cartão quando entrar em contato com a Clínica-Escola.
Segundo a supervisora de estágio do Plantão Psicológico, Maria da Conceição Fajardo Monteiro, “estamos vivendo uma crise que ameaça nossa existência. Muitas pessoas perdendo entes queridos, o emprego… são momentos de apreensão que trazem impactos em nosso dia-a-dia como medo, ansiedade, angústia. Sabemos que cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física e não podemos alterar as experiências de dor que a pandemia nos traz, mas podemos alterar a maneira de lidar com elas. E, assim, certamente vamos sair desse período de pandemia mais fortalecidos e amadurecidos emocionalmente”. Gostaria de ressaltar que o serviço de Plantão Psicológico foi implantado na Clínica Escola “Vera Tamm de Andrada” em 2008, pela tão querida e estimada professora Angela Bucciano do Rosario, que foi a idealizadora e fundadora desse projeto tão significativo que vem ao longo desses anos beneficiando tantas pessoas. A ela todo o meu respeito, minha admiração e agradecimento por todo o ensinamento e apoio na continuidade desse projeto.