UNIPAC Barbacena oferta curso de Extensão de Iniciação à Língua Brasileira de Sinais

Curso de extensão em Libras UNIPAC

O UNIPAC Barbacena, através do curso de Pedagogia, deu início ao Curso de Extensão de Iniciação à Língua Brasileira de Sinais através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.  O curso está sendo ofertado gratuitamente para alunos de todos os cursos da instituição, professores, funcionários e para a sociedade civil e conta com mais de 120 pessoas inscritas.

Segundo o coordenador do curso de Pedagogia e idealizador do Projeto de Extensão, professor Adriano Marcio do Nascimento, “esta iniciativa visa promover ações de incentivo à inclusão, através da ampliação do conhecimento básico e prático das premissas desta língua para toda a comunidade acadêmica e para a sociedade civil. Além disso, objetiva promover uma difusão de vivências inclusivas na instituição, de forma a favorecer o domínio básico da LIBRAS entre o maior número de pessoas possíveis, favorecendo a inclusão social entre surdos e ouvintes. Este Curso de Extensão também celebra o compromisso social que o UNIPAC tem com o desenvolvimento dos processos educacionais, sociais e culturais de Barbacena e região. Realizar este projeto através do Ambiente Virtual de Aprendizagem foi uma estratégia adequada para alcançar o maior número de pessoas possíveis, haja visto que no formato remoto, conseguimos romper as possíveis barreiras de tempo e do espaço”, explicou Adriano.

“Como aluna do curso de pedagogia, e como pessoa surda, considero muito importante a faculdade pensar na inclusão dos alunos ouvintes com a pessoa surda. Acredito que quanto maior o número de pessoas conhecerem a Libras (Língua Brasileira de Sinais) menor a barreira na vida social de uma pessoa surda. Parabéns pela iniciativa da faculdade em ministrar este curso de extensão. Vai aproximar ainda mais surdos e ouvintes, vai fazer o ouvinte perceber o mundo através do contato com o surdo, o que me faz muito mais participativa e feliz dentro da instituição”, comenta Lorena Belo.

Para Ana Paula Gouvêa e Aristea Cristina, Intérpretes de LIBRAS do UNIPAC Barbacena que fazem a tutoria técnica-pedagógica do curso “esta é uma bela iniciativa, que reafirma a inclusão social, visto que envolve diversos alunos de distintos cursos e também a sociedade civil nesta proposta.  É uma grata satisfação para nós termos a oportunidade de disseminar boas práticas de LIBRAS para a Universidade e para a sociedade em geral. Realizar este curso através de encontros remotos com os cursistas tem sido uma experiência rica e inovadora para nós e ao mesmo tempo nos possibilita estarmos disseminando a LIBRAS para um grande número de pessoas de forma simultânea”, concluíram as tutoras.

O curso de LIBRAS termina no dia 6 de agosto.