UNIPAC/FUPAC conscientiza sobre o Abril Verde

A UNIPAC/FUPAC, através do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), realiza trabalhos constantes de prevenção, atividades para conscientização dos colaboradores, cursos de brigadistas e palestras de conhecimentos gerais.

Abaixo o texto adaptado pela Técnica em Segurança do Trabalho, Rejane Coimbra:

O mês de abril foi escolhido por conter duas datas importantes para o tema: o Dia Mundial da Saúde (07/04) e o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho (28/04). O símbolo é um laço verde e a cor escolhida representa as questões de segurança e saúde do trabalho.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2003, instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de um acidente ocorrido em uma mina em Virgínia, que resultou na morte de 78 trabalhadores, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, a data foi promulgada como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, pela Lei nº 11.121, no ano de 2005.

Recordar este momento, que causou um enorme pesar na década de 60, nos faz manter viva a cultura da prevenção, buscando reduzir os índices de acidente e doenças do trabalho, além de incentivar cada vez mais esforços de todos em torno do tema.

No Brasil, a cada 48 segundos, acontece um acidente de trabalho e, a cada 3h38min, um trabalhador perde a vida, conforme Procuradoria Geral do Trabalho, em Brasília.

Os profissionais de prevenção ainda têm grandes desafios. Entre eles, gerenciar todas as categorias de riscos dentro das empresas e promover o atendimento às normas de segurança e saúde, por meio da disseminação de informações qualificadas, que fortaleçam a cultura de prevenção de acidentes no ambiente de trabalho, favorecendo condições adequadamente seguras e saudáveis para que os trabalhadores exerçam suas atividades de modo mais produtivo.