Reitor Bonifácio Andrada presenteia alunos de Pedagogia com seu novo livro

Encerramento da Semana Acadêmica do Curso, no UNIPAC Barbacena, foi marcado pela entrega dos livros

A Semana Acadêmica do curso de Pedagogia do UNIPAC Barbacena, realizada nos dias 15 a 18/10, foi marcada por uma programação que contemplou a oferta de 10 minicursos em diversas áreas e modalidades da educação, ofertados por profissionais multidisciplinares e egressos do curso.  Também integrou a programação, um diálogo interativo com o neuropediatra – referência no atendimento a crianças com necessidades educativas específicas – Doutor Renato Pacheco e com a Terapeuta Ocupacional Marcela Louvêra. E, na última noite, contação de histórias pelos alunos, apresentação de relatos de experiência de profissionais da educação básica e um grande espetáculo teatral estrelado pelos alunos do sexto período, cujo roteiro foi escrito pelo coordenador do curso, professor Adriano Marcio do Nascimento. A supervisão e direção do espetáculo teatral ficou sob a responsabilidade das professoras Marcillene Ladeira e Luciana Mara, responsáveis pelas disciplinas de Arte e Música, Recursos Didáticos e Processos de Intervenção no ensino fundamental.

Na última noite da Semana Acadêmica, os alunos tiveram uma grata surpresa ao receberem uma mensagem do Reitor Bonifácio Andrada, direcionada às ações da semana e apresentando seu novo livro “História Política do Brasil – de Pedro Álvares Cabral a Jair Bolsonaro”. Cada aluno do curso teve a honra de receber um exemplar do livro inédito, que é uma contribuição ao estudo histórico, visando informar e esclarecer o que verdadeiramente vem ocorrendo ao longo dos acontecimentos históricos, sociais e políticos do Brasil, desde Pedro Álvares Cabral até os dias atuais.

Para o coordenador do curso de Pedagogia, professor Adriano Marcio do Nascimento, “finalizar as nossas atividades de uma Semana Acadêmica tão formativa e rica para os alunos, agraciados com o livro de história política do Brasil do Magnífico Reitor, que descreve, mostra e analisa os fatos da realidade histórica, possibilitando uma compreensão crítica das ocorrências ao longo da evolução humana ou de suas áreas sociais, é uma grande honra! Este livro do reitor possibilita aos nossos alunos e profissionais da educação compreenderem os fatos históricos, sociais e políticos, desvinculados de correntes, tendências e observações de “vestiários” políticos partidários.  Foi uma felicidade imensa para os alunos terem acesso a esta obra inédita e que contribuirá para os prosseguimentos e compreensão dos estudos e fenômenos históricos”.

Adriano ainda reforça que “o recebimento da obra do Reitor concretiza uma semana marcada pelo conhecimentos das ciências que norteiam a prática dos profissionais da educação.  Toda a programação teve como pauta a oferta de conhecimentos práticos e teóricos para os alunos, em diversas áreas de atuação da Pedagogia.  Foram ofertados minicursos, ministrados por diversos egressos do Curso e que hoje atuam em diferentes espaços, etapas, níveis e modalidades da educação. Os minicursos abordam temáticas emergentes para atuação do pedagogo no mercado de trabalho na contemporaneidade (educação especial, ingresso e permanência na rede pública, Base Nacional Comum Curricular, Competências socioemociais, disciplina positiva, Música e Aprendizagem, Jogos matemáticos, Letramento escolar, Libras na Escola e contação de histórias)”.

A participação dos profissionais de outras áreas do conhecimento nos diálogos interativos permitiram aos alunos compreenderem melhor as questões que permeiam o desenvolvimento e a aprendizagem infantil, bem como o papel de intervenção e atuação do pedagogo numa perspectiva de multidisciplinaridade. A criação e apresentação de um espetáculo teatral, discutindo a temática da Amazônia, trouxe aos alunos elementos pedagógicos para compreenderem formas e estratégias de abordar questões emergentes na sociedade, no contexto escolar, de forma literária e artística. “Foi uma semana extremamente produtiva, graças à participação dos egressos, dos parceiros, dos alunos e professores e do apoio dos setores institucionais”, encerrou o coordenador do curso, professor Adriano Marcio do Nascimento.