Livro “Violências Contemporâneas”, de professores do UNIPAC é doado para a Biblioteca da Instituição

O livro “Violências Contemporâneas: Impactos nos sujeitos, nos Direitos Humanos e na Sociedade”, dos professores Rodrigo Tôrres Oliveira e Kennya Rodrigues Nezio Azevedo, foi doado para a biblioteca do UNIPAC Barbacena. O lançamento da obra foi realizado na 2ª Jornada de Psicologia, que aconteceu no início de outubro.

O livro segundo a sinopse: “Violências contemporâneas: impactos nos sujeitos, nos direitos humanos e na sociedade”, é fruto de trabalhos apresentados durante a I Jornada de Psicologia de Barbacena e região, realizada na primavera de 2018, no campus do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos, na cidade de Barbacena, MG. Os impactos das violências contemporâneas sobre os sujeitos, os direitos humanos e a sociedade são motivos de reflexões, diálogos e problematizações. As diversas formas em que essas violências se manifestam, seus tipos, suas configurações, os contextos em que se apresentam e seus nomes, exigem um trabalho permanente de conceituação, de observação da realidade e dos fenômenos e de transformação da atuação cotidiana de psicólogos, operadores do direito, assistentes sociais, técnicos e gestores, entre outros atores inseridos nas políticas públicas, nas instituições e na sociedade de uma forma geral. As Violências são muitas: explícitas ou manifestas, nuançadas, ocultas, instituídas, culturais! Violência estrutural, física, psicológica, simbólica, institucional, dos discursos e das práticas, violência de Estado. Violência doméstica, contra crianças e adolescentes, mulheres, loucos, contra as diversidades e minorias (racial; população LGBTTI; população de rua; dentre outros alvos preferencias e vítimas em potencial). Em face desta angustiante e complexa realidade, esta obra visa evidenciar na sua organização os contornos e os impactos dessas violências na vida dos sujeitos, nos direitos humanos e na sociedade. Cabe perguntarmo-nos: em nome de que e de quem indivíduos, grupos e instituições praticam as violências? Em nome de qual excesso, paixão, extravio, desvario ou política? Em nome de qual ideologia, valores, costumes e moral? Implicados, ensaiamos uma inflexão. À resposta, em nome de que e de quem se pratica as violências, constatamos: Não é em nome dos direitos humanos e da sociedade! Não é em nome da ética!

Segundo a coordenadora do curso de Psicologia do Unipac Barbacena e uma das autoras do livro, Kennya Rodrigues, o agradecimento é para a 2ª Jornada Acadêmica e também para quem ajudou em todas as fases do livro, até seu lançamento. “Quero agradecer ao Reitor, Direção Geral, aos intelectuais da área, que mostram a vivência aos alunos e a todos que nos apoiaram e nos ajudaram a realizar o evento, que culminou na idealização do livro que lançamos, tendo em vista que os temas discutidos são relevantes para as demandas contemporâneas. A 2ª Jornada trabalhou com a temática de “Políticas Públicas” e está sendo articulado um novo livro, com o mesmo tema e que lançado em breve”. Kennya ainda ressalta que os alunos poderão ter acesso ao livro “Violências contemporâneas: impactos nos sujeitos, nos direitos humanos e na sociedade”, pois serão doados à Instituição três exemplares para pesquisa e leitura.