Odontologia do UNIPAC inicia semestre letivo com ciclo de palestras sobre saúde

Na última semana, os alunos do curso de Odontologia, do UNIPAC Barbacena, participaram de palestras sobre vários assuntos relacionados a graduação, com vários profissionais de renome do meio. A primeira foi com o Dr. Hebert José Fernandes, médico Infectologista, Mestre pela Fiocruz Minas, com o tema “Tuberculose” e a segunda, por uma equipe de profissionais Helena Teixeira, Isabela Lobo, Eduardo Badaro, Sandro de Filippo, Débora Sila, Luiz Flávio Borges e Carolina Vaz de Mello Martins Teixeira, que abordaram o tema “A Odontologia e suas diversas faces: especialidades e áreas de atuação”. A conferência foi realizada no Auditório do Campus.
A primeira palestra, ministrada pelo Dr. Hebert José Fernandes, foi sobre a Tuberculose. Uma doença que havia sido erradicada do Brasil, mas que infelizmente voltou a atingir agressivamente a população. A importância para a Odontologia em ter esse conhecimento se dá pelo fato de que, em um ambiente de consultório odontológico, quando um paciente contaminado é atendido e realizado algum procedimento, pode ocorrer a contaminação não só do profissional, mas também do ambiente do consultório. Segundo a coordenadora do curso de Odontologia, Adriana Meller “é importante o dentista e sua equipe terem conhecimento da doença do paciente para poderem fazer a correta proteção pessoal e a desinfecção adequada do ambiente após os atendimentos, evitando assim a transmissão da bactéria para outras pessoas”, explicou.
Já a segunda palestra sobre o tema Odontologia e algumas de suas especialidades. A principal relevância da conferência é o estímulo que dá aos alunos e a oportunidade para eles conhecerem um pouco mais da profissão, assim despertando o interesse e direcionamento da carreira.