Projeto de Extensão do Curso de Pedagogia do UNIPAC aprova alunos no ENCCEJA

O Projeto de Extensão do curso de Pedagogia do UNIPAC Barbacena, desenvolvido em parceria com a REFITEC e com o Instituto Bom Pastor, aprovou alunos na edição do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), promovido pelo Ministério da Educação – edição de 2018. O ENCCEJA tem como objetivo aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade adequada, ofertando aos participantes aprovados no processo avaliativo a certificação de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio ou a Declaração parcial de proficiência, pelas instituições certificadoras, observados os termos da Portaria n° 783, de 25 de junho de 2008.

Otimista e feliz em ter participado do projeto, a aluna Semia Duarte revela que o projeto é enriquecedor para a vida acadêmica e profissional. “Esse projeto foi muito importante para o crescimento de todos, principalmente na área de trabalho foi fundamental essa experiência. Amei! Crescimento em todos os sentidos, principalmente como enfrentar problemas no dia a dia”, explicou a aluna.

De acordo com o coordenador do curso de Pedagogia, professor Adriano Nascimento “a aprovação de alunos que participam do Projeto ENCCEJA, tanto para certificação total ou para a certificação parcial, firma o compromisso que o Centro Universitário Presidente Antônio Carlos, tem com as ações extensionistas. A obtenção da certificação total dos participantes possibilita que eles prossigam com seu percurso formativo, ingressando em cursos técnicos ou superiores e amplia as possibilidades de progressão na carreira destes jovens e adultos no mercado de trabalho. A certificação parcial favorece a conclusão por etapas do ensino fundamental e/ou ensino médio, através também da participação em bancas certificadoras como os Centros de Educação Continuada (CESEC). O projeto possibilita também aos alunos do Curso de Pedagogia, contando com a supervisão de um docente, aplicarem na prática os conhecimentos teóricos voltados para a educação de jovens e adultos”, encerrou o coordenador.