Alunos de Pedagogia da UNIPAC participam de congresso de Pesquisa e Extensão na UEMG Barbacena

Nos dias 16, 17 e 18 de outubro, os alunos do 8º período do Curso de pedagogia da UNIPAC Barbacena, apresentaram suas produções científicas no XI Congresso de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais.  As alunas do curso submeteram seus trabalhos de pesquisa, na modalidade de artigo, à comissão organizadora do evento e tiveram sucesso na aprovação.

A aluna Angélica Letícia Elias Rodrigues, apresentou seu trabalho sobre “Uma reflexão sobre a formação do pedagogo e sua atuação na educação especial. A aluna Luciana Lima Guião Leite, o trabalho intitulado, pelas “veredas da sala de aula invertida: uma reflexão sobre as dificuldades de sua implantação na educação básica”. A aluna Paula Xavier de Faria, Lenice Clara e Tamiris de Melo, o trabalho intitulado uma análise dos níveis de alfabetização experienciados na educação infantil à luz de Emília Ferreiro frente a prática pedagógica do professor.  As alunas Cheiliana Aparecida de Almeida e Geiziane da Silva, o trabalho intitulado uma análise sobre os impactos do programa Mais Alfabetização no município de Santa Rita de Ibitipoca/MG.

“O coordenador do Curso Professor Adriano Marcio do Nascimento pontua que, o Curso de Pedagogia do Campus Barbacena tem investido na implementação de propostas de pesquisa, mesmo não sendo considerado mais obrigatório pelas Diretrizes do Ministério da Educação a inserção dos trabalhos de conclusão de curso. Desde o ano de 2014 temos tido anualmente, representações de alunos em congressos de pesquisa, tanto em Barbacena como também já tivemos trabalhos apresentados na Universidade Federal de Juiz de Fora.  As pesquisas realizadas no curso, não são critérios para conclusão, mas estão integradas em disciplinas que existem na estrutura curricular, como fomento de pesquisa e que agregam novos conhecimentos transversais na formação do profissional da educação para o exercício competente no cenário educacional “.

Neste ano, a Professora Luciana Mara é a responsável pela condução pedagógica da disciplina que teve os trabalhos aprovados no Congresso.