Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia é marcada por minicursos, conhecimento, música e poesia

Ampliar o conhecimento, novos métodos de ensino e renovar as práticas utilizadas para o curso de Pedagogia, estes são alguns dos principais objetivos da Semana Acadêmica do curso de Pedagogia do UNIPAC Barbacena. O tema do evento, que aconteceu nos últimos dias 16 a 19 de outubro, foi “Pedagogia para o Saber com Sabor: os percursos práticos que norteiam a identidade de um educador”. As atividades do encontro contemplam, além do talk show, minicursos em diversas áreas da pedagogia e atuação do pedagogo no mercado de trabalho. A Semana acadêmica teve a parceria de escolas públicas e privadas e contou com a presença dos alunos e professores do curso, além de egressos e estudantes convidados.

Segundo o coordenador do curso de Pedagogia, Adriano Nascimento, “A Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia este ano traz como tema para reflexão e aplicabilidade  um olhar mais atento ao trabalho com a literatura no contexto escolar. É preciso que nossos alunos conheçam  estratégias diferenciadas para despertar o prazer das crianças em ouvir uma contação de histórias, para explorar as diversas linguagens da arte no trabalho com a literatura, objetivando  formar alunos leitores com  prazer, saber e sabor. É na educação básica, nos  primeiros anos de escolaridade, que a escola deve propiciar aos alunos a oportunidade de ter contato com a literatura e com a cultura, em suas diversas formas de expressão, para que assim ela possa contribuir significativamente com a formação de futuros leitores. Este ano também temos minicursos relacionados a neurociências e sua aplicabilidade na educação, minicursos relacionados ao autismo, as dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita, a gestão  da sala de aula e de carreira na rede pública e privada de ensino, dentre outros minicursos, e também uma noite de expressão de arte e cultura, quando os próprios alunos do curso apresentarão expressões culturais a partir das  linguagens artísticas estruturadas nas artes visuais, músicas, canto e  contação de histórias. Além disso, contaremos com a presença de egressos do curso e de alunos de outras instituições,  que se inscreveram para  participar dos minicursos conosco”, explicou.

O primeiro dia do evento foi marcado por um talk show e oficina prática de contação de histórias. O segundo e terceiro dias foram destinados aos minicursos. Foram abordados os temas: “A gestão educacional na rede privada de ensino: da gestão pedagógica à gestão de pessoas”, ministrado pela professora Tereza Cristina de Melo Sant’ana, e “Transtorno Espectro Autismo e a importância do uso de materiais como ferramenta no processo de ensino aprendizagem”, pela professora Daniela Carolina de Araújo Lima; e ” A arte como forma de personalizar as fases do desenvolvimento infantil: modelagem de partes do corpo com alginato e gesso”, com Marcilene Ladeira, “Aquisição e desenvolvimento da linguagem relacionados aos processos de aprendizagem”,  por Silvânia Venâncio, “As Neurociências numa interface com a educação: a relação entre desenvolvimento, aprendizagem, memória e dificuldades de aprendizagem”, realizado por Laura Fernanda Jaimes Alvarado, ” Inserção dos profissionais da Educação na rede pública de ensino: do processo de ingresso às estratégias de avaliação e permanência”, com Priscilla Oliveira.

O encerramento da Semana teve uma Noite Cultural: Um Tributo à Literatura, com uma ação aberta para todos os alunos do UNIPAC e população em geral. Os participantes realizaram recitação de poesias, musicais, teatros e outras formas de expressão literária.