Notícias UNIPAC

Curso de Fisioterapia auxilia na saúde dos colaboradores

Os alunos do curso de Fisioterapia da UNIPAC Barbacena, semanalmente, realizam ações de promoção à saúde com os colaboradores de cada setor da Administração Geral da FUPAC. Os acadêmicos, acompanhados pela professora orientadora, aferem a pressão arterial e saturação de oxigênio do sangue e promovem um relaxamento. Após os procedimentos realizados nos setores, os funcionários são convidados para o pátio, para exercícios de alongamento.

Bem humorado e proativo, o jovem acadêmico Vinícius Sandi Ferreira revela sua paixão pela Fisioterapia e na ajuda ao próximo. “O legal de ir a campo é que vemos este momento como ajuda, sinto de perto as necessidades de cada um e vejo como aprendizado constante. Saímos da teoria realizada em sala de aula e colocamos em prática, através dos estágios”, disse.

“A ergonomia é muito importante em um ambiente de trabalho, pois o indivíduo passa 1/3 do seu dia neste local. Desta forma, uma postura ergonômica incorreta acarreta aos trabalhadores inúmeros danos a médio e longo prazo. A fisioterapia voltada para o trabalhador vem justamente para prevenir estes danos, através de adaptações no ambiente de trabalho, conscientização e de exercícios laborais com o trabalhador”, explicou a professora de métodos e técnicas de avaliação, Renata Campos da Silva.

A orientadora do estágio, professora Renata, ainda declarou que, “nosso grupo de estágio é dividido de forma que nos permite um monitoramento da pressão arterial de todos os funcionários; relaxamento individual, além das ginásticas laborais e dinâmicas de grupo, o que proporciona aos colaboradores um momento de descontração e interação entre os diversos setores de trabalho”, concluiu.

Já a coordenadora Patrícia Melo explica que “é um projeto realizado na disciplina de ‘Ergonomia e Saúde do Trabalhador’, ministrada pela professora Renata Campos. Os estagiários prestam orientação, atenção e cuidado, além de medidas fisioterapêuticas, individualizados e em grupo. Atuam na saúde em geral, postura e qualidade de vida”, completou.


Política de Privacidade | Política de Cookies