Curso de Pedagogia realiza evento “Saberes em Iniciação Científica”

Os alunos das turmas do módulo Rubi e do 7º período do curso de Pedagogia do UNIPAC Barbacena participaram do evento “Saberes em Iniciação Científica: Compartilhando Experiências”, que foi realizado na Sala de Aprendizagem Ativa, no campus Barbacena. O objetivo foi fazer um diálogo crítico e reflexivo sobre as questões inerentes a pesquisa em educação. A proposta, sugerida pela professora Luciana Mara do curso de Pedagogia, envolveu duas disciplinas: Educação e Pesquisa e Metodologia do Trabalho Científico.

Durante o evento, os alunos do 7º período apresentaram para os alunos do 1º período os temas de seus projetos de Iniciação Científica, contemplando todas as etapas do processo que percorreram desde o levantamento do referencial até o recorte do tema. As apresentações foram avaliadas pelo coordenador do curso, professor Adriano Nascimento, e pela professora Sandra Magri, que fizeram contribuições e reflexões acerca dos temas de pesquisa. Já a turma do módulo Rubi apresentou para a turma do 7º período os resultados de pesquisas de Iniciação Científica, na modalidade de pesquisa de campo, apontando olhares para alguns processos que ocorrem nas escolas da região.

“A proposta foi extremamente qualitativa, pois os alunos tiveram a oportunidade de apresentar projetos de pesquisa sobre temas emergentes em educação e de verificar alguns apontamentos sobre a realidade do contexto educacional. Creio que este diálogo entre a realidade e o que precisa ser aprofundado/pesquisado para alcançar avanços seja o caminho mais adequado para desenvolver linhas e trabalhos de iniciação à pesquisa em educação”, concluiu o coordenador do curso de Pedagogia, professor Adriano Nascimento.