Alunos de Enfermagem aprendem a construir sala de emergência em oficina de maquetes

Como forma de inovar no aprendizado, no último dia 30, alunos do 7º período do curso de Enfermagem do UNIPAC Barbacena participaram de uma oficina de maquetes com o professor Ronaldo Adriano, responsável pela disciplina Urgência e Emergência. O objetivo preparar os futuros enfermeiros para organizar, administrar e saber montar uma sala de emergência de excelência.

Os estudantes foram divididos em grupos e cada um montou uma maquete de uma sala de estabilização, baseada na leitura da portaria do Ministério da Saúde e em pesquisas de orçamentos de equipamentos. Para a construção das maquetes, eles utilizaram e aplicaram a ferramenta de gestão 5w2h, respondendo às questões “o quê?”, “quem?”, “quando?”, “onde?”, “como?”, “por quê?” e “quanto custa?”. Dessa forma, os alunos aprenderam como montar uma sala de emergência, quais equipamentos e materiais devem utilizar para atender pacientes graves e quanto custa cada um.

“O Enfermeiro trabalha não só com assistência, mas também a gestão da assistência. Um dos cuidados é o preparo do ambiente, a estrutura para receber o paciente. É importante para ensinar aos alunos a atender com os recursos que precisam. Eles conseguiram ter uma visão ampla do conhecimento do ambiente e relacionar estrutura com demanda do paciente”, relatou o professor Ronaldo Adriano.