Alunos de Nutrição realizam Feira de Alimentos Funcionais no Tratamento do Diabetes

Nesta quarta-feira (20/06), a Clínica Escola Vera Tamm de Andrada recebeu a Feira de Alimentos Funcionais no Tratamento do Diabetes Mellitus. O evento foi organizado pelos alunos do 7º período do curso de Nutrição do UNIPAC Barbacena, com orientação da professora Elisa Mendonça, da disciplina Dietoterapia das Doenças Crônicas. O objetivo foi conscientizar os pacientes da Cínica sobre a diabetes.

Durante a feira, houve a degustação de receitas que contribuem para o tratamento do paciente diabético e a exposição de banners explicativos e informativos. Foram apresentados alimentos funcionais, como a canela, a aveia, a batata yacon, o chá verde e o cacau, que contêm fibras e/ou elementos antioxidantes e melhoram a ação da insulina nos pacientes com diabetes tipo 2.

A feira foi realizada na Clínica Escola devido à grande população de pacientes diabéticos, principalmente na quarta-feira de manhã. Com o descontrole da doença, muitos chegam hiperglicêmicos na hora da fisioterapia e acabam não podendo exercer atividades. A ideia é reduzir picos de glicemia com alimentos e condimentos fáceis de serem utilizados. Mas a professora Elisa explica que esses alimentos devem ser utilizados não só pelos diabéticos, mas por todos. “Eles contêm princípios ativos que regulam o organismo. Já trabalhamos com esses compostos dentro da Clínica individualmente e não só os diabéticos precisam consumir, mas todo mundo. É interessante para os alunos entenderem que temos hoje outros tipos de tratamento do paciente diabético além de somente trabalhar com o padrão de tirar o carboidrato simples e a gordura. É um tratamento alternativo e eles aprendem muito com isso. A alimentação funcional está em alta, como outra linha de tratamento”, explicou a professora.