Alunos do CRAS São Pedro visitam o campus do UNIPAC Barbacena

Na última quinta-feira (14/06), um grupo de oito adolescentes, com idades entre 15 e 19 anos, atendidos pelo CRAS Unidade São Pedro, realizou uma visita ao campus do UNIPAC Barbacena. Eles foram acompanhados pelo gerente do CRAS e professor do curso de Psicologia, Márcio Campos, pela assistente social Raphaela Risutti e pela psicóloga Cíntia Carvalho.

Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer os laboratórios acadêmicos, a grade de cursos da instituição e toda a estrutura física do campus. Eles foram recepcionados pela responsável do Núcleo de Apoio Psicopedagógico da Clínica Escola do UNIPAC Barbacena, Maria da Conceição Fajardo Monteiro. Além disso, os adolescentes puderam escutar de acadêmicos e professores suas vivências e os objetivos principais de seus cursos de graduação. Ao final, foram apresentadas aos alunos as formas de ingresso na Instituição e seus principais programas de apoio estudantil, tais como o PROUNI, o FIES, entre outros.

A ação faz parte da programação da oficina “De olho no FUTURO”, que é estruturada em sete encontros e visa ofertar aos adolescentes informações sobre as possibilidades de profissionalização e educação em Barbacena e região. Os objetivos das intervenções psicossociais são de disponibilizar aos adolescentes vivências e reflexões que possam ampliar seus universos informacionais sobre a qualificação profissional, ofertas de cursos e programas de incentivo à permanência na instituição de ensino superior.

Para o professor Márcio Campos, a visita ao UNIPAC superou as expectativas da equipe do CRAS, bem como a dos próprios adolescentes. Ele destacou a alegria e a interação dos adolescentes com os profissionais e acadêmicos do UNIPAC. “Acredito que uma ação concreta como esta pode ser de grande importância para o despertar de desejos, sonhos e sua efetivação na vida dos adolescentes, demonstrando a eles que é possível mudar de vida por meio da educação”, concluiu o professor.