Alunos de Enfermagem e Fisioterapia participam de palestra sobre o SUS

Na noite da última terça-feira (05/06), os alunos dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia do UNIPAC Barbacena participaram de uma palestra com o tema “Sistema Único de Saúde – SUS”, ministrada pela fisioterapeuta Rosiany Araújo de Paula, que atua em Barbacena como subsecretária de promoção e ações em saúde. O evento, organizado pela professora Elis Arantes, da disciplina Saúde Pública, foi realizado no auditório do campus e contou com cerca de 100 estudantes.

O objetivo foi discutir as políticas públicas em saúde e a importância do SUS para a população. Uma das questões abordadas no evento foi a importância da atenção básica à saúde como porta de entrada para os usuários terem acesso aos serviços de saúde. “Para que o SUS deixe de ser apenas uma proposta de leis e se concretize na realidade, todos devemos lutar para vencer algumas batalhas que serão, se não vencidas, os verdadeiros empecilhos na existência do sistema. Para isso, é necessário compreendermos esse sistema, suas propostas, finalidades, abrangência, importância, limitações e entraves. Por isso nos reunimos aqui hoje”, explicou a professora Elis Arantes.

A coordenadora dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia, professora Patrícia Melo, destacou o papel da Clínica Escola Vera Tamm de Andrada, do UNIPAC Barbacena, no atendimento a pacientes pelo SUS. Devido a um importante convênio com a Prefeitura Municipal de Barbacena e a Secretaria Estadual de Saúde, a Clínica Escola oferece atendimento diferenciado, de qualidade, individual e multidisciplinar para pacientes do Sistema Único de Saúde. “O SUS cobre todos os serviços oferecidos na nossa Clínica Escola. Consequentemente, a Clínica Escola reduz a demanda do SUS em outras clínicas da cidade e região. O UNIPAC tem responsabilidade social, tanto regional quanto na formação dos alunos. E esse evento foi muito importante para eles conhecerem a realidade do SUS e a importância do sistema”, explicou a coordenadora dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia, professora Patrícia Melo.