Psicologia realiza palestra “Liberdade e Cuidado – Loucos pela cidadania”

Na última terça-feira (22/05), cerca de 200 alunos do curso de Psicologia do UNIPAC Barbacena assistiram à palestra “Liberdade e Cuidado – Loucos pela Cidadania”, no auditório do campus. O evento teve início com a conferência “O Balanço e a Resistência das Redes”, com a palestrante e autora de diversos livros sobre o tema, Maria Mercedes Merry Brito. Em seguida, houve a mesa redonda “Política e Clínica em saúde mental, laços, enlaces e desenlaces”. O objetivo do evento foi a conscientização pelo Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

Participaram da mesa redonda: a representante da rede de saúde mental de Barbacena, Leandra Vidal (coordenadora das Residências Terapêuticas de Barbacena); a palestrante e autora, Maria Mercedes Merry Brito; Rodrigo Tôrres Oliveira, professor do curso de Psicologia do UNIPAC (mediador); Helder Rodrigues, professor do curso de Psicologia do UNIPAC (debatedor). No fim do evento, houve o lançamento do livro “Maternidade e suas vicissitudes na psicose”, de Maria Mercedes Merry Brito.

O objetivo do evento foi abordar o tema “saúde mental” no contexto universitário. Todos os anos, o curso de Psicologia participa das ações do município pela Luta Antimanicomial e realiza uma ação interna, cuja proposta é refletir sobre as práticas e políticas de saúde mental no Brasil e no município. Foram abordados conteúdos variados, como as atividades da Rede de Atenção Psicossocial, as Residências Terapêuticas de Barbacena e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Ministério da Saúde.

Para a coordenadora do curso de Psicologia, professora Kennya Azevedo, “trata-se de um evento de grande relevância para o curso de Psicologia e para a nossa cidade. Barbacena é um marco na história da saúde mental do Brasil e discutir essa temática junto com os nossos alunos é incentivar o protagonismo deles frente a práticas atuais de saúde mental”.