Professor de Publicidade e Propaganda é convidado para conferência em Portugal

O professor do curso de Publicidade e Propaganda do UNIPAC Barbacena, Ricardo Rios, foi convidado para participar do evento “EUROVISIONS: International Conference – Perspectives from the Social Sciences, Humanities and the Arts”. A conferência internacional, que reuniu pesquisadores de todo o mundo, ocorreu em Lisboa, Portugal.

O evento tratou sobre questões sociopolíticas que envolvem o maior concurso musical do planeta, o Eurovision Song Contest, que neste ano chegou à sua 63ª edição. Considerada a “Copa do Mundo da música”, anualmente o concurso reúne países da Europa e da Ásia que disputam o título de melhor canção do ano, para um público de cerca de 200 milhões de pessoas através da televisão. Artistas como Julio Iglesias, Céline Dion e a banda ABBA foram revelados pelo concurso. Muito além dos aspectos musicais, o concurso envolve questões como política e identidade, que são os pontos pesquisados pelo professor.

Ricardo Rios foi o único pesquisador sul-americano convidado para o evento. A pesquisa do professor envolve aspectos políticos, sociais e discursivos que estão presentes no Concurso. No evento em Lisboa, Ricardo falou sobre a reprodução da Guerra de Nagorno Karabakh dentro do Eurovision. A guerra entre Armênia e Azerbaijão pela região de Nagorno Karabakh (pertencente ao Azerbaijão) começou na década de 80, vitimou mais de 20 mil pessoas e foi suspensa após um armistício assinado em 1994. Entretanto, esse armistício é violado frequentemente e não há perspectivas de um acordo entre os dois países beligerantes. Mestre em Relações Internacionais, a dissertação do professor foi sobre o tema e a abordagem feita é única na Academia Mundial. “O convite demonstra que é perfeitamente possível produzir trabalhos de qualidade e relevância aqui no Brasil sobre um tema tão complexo e, ao mesmo tempo, distante geograficamente, mas que tenha reflexos no exterior”, disse Ricardo.

Segundo dados do currículo lattes, o professor Ricardo Rios é o pesquisador brasileiro com maior número de trabalhos publicados sobre o tema. A mesa que contou com a participação do professor também foi composta pelas professoras Carla Figueira, da Goldsmiths – University of London (Inglaterra), e Laura Montero, da Universidade de Valladolid (Espanha). As discussões foram mediadas pelo professor Irving Wolther, da Universidade de Hannover (Alemanha). Mais informações do evento podem ser encontradas em https://eurovisionsconfere.wixsite.com/eurovisions

Universidade de Coimbra

Na mesma semana, o professor Ricardo Rios esteve na prestigiada Universidade de Coimbra, também em Portugal, onde participou do Congresso Internacional de Discurso, Poder e Resistência, que pela primeira vez na história não foi realizado na Inglaterra. Neste evento, o professor apresentou um trabalho sobre a defesa da imigração dentro dos slogans de edições do Eurovision.