Semana Acadêmica de Enfermagem conta com gincana e ação social

Três dias de integração, atividades de aprendizado e solidariedade marcaram a Semana Acadêmica de Enfermagem do UNIPAC Barbacena, organizada pelo curso de Enfermagem com o apoio da Clínica Escola Vera Tamm de Andrada e da Direção do Campus. A programação começou na última quarta-feira (09/05), com a palestra “SOS Cólica”, ministrada pela Drª. Irineia Amaral Coelho Andrade. “Quando a gente fala de cólica, não é só a menstrual, tem cólica intestinal, abdominal, estomacal, cálculo renal, entre outras. Mas a cólica feminina menstrual incomoda até os nossos relacionamentos. Atrapalha o casamento, o trabalho, faz uma bagunça na vida de todo mundo. É um assunto bem abrangente para ser tratado”, explicou a palestrante.

O primeiro dia também contou com uma simulação realística baseada na série La Casa de Papel, liderada pelo professor André Herácleo. Foi simulado um assalto na área externa do Campus. Em seguida, foi realizada a eleição dos líderes das equipes da gincana e a contagem das doações coletadas pelas equipes. Por fim, foi realizada a atividade Desvendando o Cuidado – um quizz com perguntas e respostas sobre temas específicos, culturais e étnicos discutidos durante a Semana Acadêmica.

O segundo dia de eventos, começou com a atividade Mapa do Cuidado, uma analogia à caça ao tesouro, no auditório e nos laboratórios de enfermagem, morfofisiologia, informática e Clínica Escola. Alunos de todos os períodos, divididos em equipes heterogêneas, buscavam peças de um quebra-cabeça, respondiam perguntas e ganhavam charadas. Na ocasião, também foi proposta a atividade de criação do mascote da Semana da Enfermagem, do grito de guerra e a caracterização das equipes.

O último dia da Semana irá contar com a Cerimônia da Lâmpada, que simboliza os conhecimentos técnicos, científicos, éticos e humanísticos dos enfermeiros. A tradição vem da história de uma enfermeira que utilizava uma lâmpada para visitar os pacientes, na Guerra da Criméia, em Londres-Inglaterra. A Semana da Enfermagem vai terminar com uma confraternização e a premiação das equipes vencedoras da gincana.

Para a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Patrícia Melo, o mais interessante foi a integração entre os alunos de períodos diferentes. “Misturamos alunos de todos os períodos na formação das equipes da gincana. Eles puderam interagir, desenvolver espírito de competição e solidariedade. Foi um momento de integração, troca de conhecimento, atualização de mercado e incentivo ao espírito de liderança”, relatou a coordenadora.

O tema da Semana da Enfermagem este ano foi nacional: ‘uma voz para liderar – saúde: um direito de todos’. Patrícia explica que se refere à questão da Enfermagem se impor no mercado. “O objetivo é fortalecer a Enfermagem, não só no âmbito acadêmico, mas profissional. As carências, os problemas e a falta de recursos que vemos na saúde do Brasil afetam os profissionais. A união da categoria vai ajudar a fortalecer a profissão”.

Ação solidária

Durante a Semana da Enfermagem, uma das tarefas dos alunos era a arrecadação de donativos para entidades carentes de Barbacena e região. A ação foi um sucesso. Foram arrecadados mais de 400 alimentos não perecíveis, mais de 600 caixas de leite, mais de 1200 itens de higiene pessoal, mais de 1300 agasalhos e cobertores, mais de 3600 pares de sapatos e mais de 33 mil peças de roupas. As doações foram para a Santa Casa, o Lar das Velhinhas, a entidade Velho Amigo, a APAE, a Creche Irmãos do Caminho, entre outras instituições de Antônio Carlos e Alto Rio Doce.

“A Semana da Enfermagem também tem o objetivo de cumprir o papel social da instituição. E foi fantástico! Os alunos relataram que foi muito bom rever matérias anteriores, ajudar alunos iniciantes e contribuir com a ação de solidariedade. A alegria ficou estampada na cara deles, e não tem dinheiro no mundo que pague isso. O tanto que se doaram, que correram para cumprir as tarefas, foi muito legal e envolvente”, relatou a coordenadora da Enfermagem, Patrícia Melo.