UNIPAC recebe homenagem no Dia da Vitória

Barbacena celebrou na semana passada os 73 anos do Dia da Vitória, que marca o fim da 2ª Guerra Mundial. Dentro da programação do evento, foi realizada uma missa em ação de graças e uma solenidade cívico-militar na praça do Rosário, no centro de Barbacena. Na ocasião, o diretor geral do UNIPAC Barbacena, professor José da Silva Filho, recebeu uma homenagem em nome da instituição, foi condecorado com a Medalha Expedicionário Álvaro Jabur.

O Dia da Vitória é um evento promovido pela Prefeitura Municipal de Barbacena, pela Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) e pela Guarda Civil Municipal. A missa teve início às 8h30, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, presidida pelo capelão da Epcar, Padre Paulo Simões. Mais tarde, na Praça Dom Silvério, teve início a solenidade cívico-militar, conduzida pelo comandante da Epcar, Coronel Aviador Mauro Bellintani. A programação incluiu o hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal, colocação de coroa de flores no Monumento do Ex-Combatente, homenagem especial aos expedicionários, outorga da Comenda e execução da Canção do Expedicionário, com participação da banda de música da Epcar.

A Medalha Expedicionário Álvaro Jabur foi criada em 2014. É uma distinção concedida pela Prefeitura de Barbacena para homenagear pessoas que prestaram relevantes contribuições para o engrandecimento da cidade de Barbacena, do estado de Minas Gerais, das Forças Armadas e do Brasil.

“Tive a honra de ser agraciado com a Medalha da Vitória durante o evento coordenado pela EPCAR e pela Prefeitura Municipal de Barbacena. A entrega das medalhas é um evento integrado à comemoração do Dia da Vitória, que é a data formal da derrota da Alemanha Nazi em favor dos Aliados na Segunda Guerra Mundial. Agradeço à equipe de selecionadores pela surpresa de ter me escolhido para tão importante comenda. Quando em missão no exterior, tive a oportunidade de visitar, em Pistóia, Itália, o Monumento Votivo Brasileiro da Segunda Guerra Mundial. Naquela época, fiquei muito emocionado e a emoção visitou-me outra vez durante aquele ato solene, principalmente, ao ouvir a canção do expedicionário. Brasil acima de tudo e Deus acima de todos”, relatou o diretor geral do UNIPAC Barbacena homenageado, José da Silva Filho.