Pedagogia realiza Aula Inaugural com oficina de vivência artístico musical

Na noite do dia 08/03, os alunos do curso de Pedagogia foram convidados a participar de um evento que marcou o início das aulas, no auditório do Campus Barbacena. Com o tema “O Despertar da Consciência Musical”, a Aula Inaugural foi organizada pela coordenação de curso e pelos professores e ministrada por Estevão Henrique Maciel – educador musical, licenciado em Música pela UFMG, musicólogo, compositor e letrista, com formação em Artes Cênicas pela Arena da Cultura.
A ideia foi mostrar que o educador busca na arte estratégias para ensinar e encantar, com um toque de poesia. A oficina prática apresentou aos alunos a vasta possibilidade da atuação didática e metodológica por meio da música na formação integral das crianças, desde a educação infantil. Os alunos tiveram a possibilidade de vivenciar a possibilidade da atuação criativa do professor na oferta de aulas diferenciadas e lúdicas, fazendo uso da pluralidade cultural brasileira. Na ocasião, também foi feita uma homenagem às mulheres, pelo Dia Internacional da Mulher.
“A noite foi de fato um sucesso! Os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar com o professor Estevão a riqueza de uma atuação pedagógica pautada na ludicidade e na criatividade. Os alunos presentes certamente saíram do evento com um olhar diferenciado e mais criativo sobre trabalhar com a música, com os conceitos de raciocínio lógico, esquema e imagem corporal, de desenvolvimento da linguagem oral e escrita, numa perspectiva interdisciplinar. A noite atingiu plenamente os objetivos propostos, que era de propiciar aos alunos calouros e veteranos um olhar prático e reflexivo que permite uma atuação docente que esteja alicerçada na reinvenção criativa do processo de ensino-aprendizagem. A noite também buscou trazer uma homenagem referente ao Dia Internacional da Mulher, visto que o curso de Pedagogia é, em sua maioria, constituído por mulheres”, relatou o coordenador do Curso de Pedagogia, professor Adriano Nascimento.