Gincana unificada da Calourada reúne alunos de Educação Física e Nutrição

No dia 7 de março, em um momento ambiente de muita de descontração e trabalho em equipe, foi realizada a Gincana unificada da Calourada de Educação Física e Nutrição. O Campus Barbacena recebeu aproximadamente 260 alunos dos dois cursos, que participaram direta e indiretamente das atividades e da organização do evento. Os próprios alunos foram os organizadores e auxiliaram na elaboração das principais das atividades realizadas, na logística do evento e nas orientações gerais.
O evento contou com diversos jogos e brincadeiras elaborados em conjunto pelos professores dos cursos de Educação Física e Nutrição e pela comissão organizadora, composta de alunos dos dois cursos. A gincana envolveu atividades como: Pique-Bandeira, bola na tabela, pirâmide dos alimentos, caça ao tesouro, entre outras. O encerramento do evento e a entrega da premiação à equipe vencedora ocorreu no auditório do Campus Barbacena. Depois, houve sorteio de brindes e lanche para todos os participantes. Foram servidos açaí e uma receita desenvolvida pelos professores e acadêmicos de nutrição: “o bolo de banana com aveia”.
Essa foi a 5ª edição da Gincana da Calourada. Para o coordenador dos cursos de Educação Física e Nutrição, professor Eurico Peixoto César, o evento promove momentos de socialização, confraternização e recepção aos novos alunos, o que permite conhecer um pouco das práticas dos cursos e do trabalho em equipe de forma lúdica e divertida. É um marco inicial das atividades acadêmicas, um momento de “boas vindas” para os discentes. “Todo o corpo docente destacou como foi proveitoso esse momento de interação entre os cursos, o desenvolvimento das atividades, a diversão dos alunos e até o espírito competitivo. O decorrer da gincana foi condizente ao planejamento prévio. Sem dúvidas foi um momento de alegria e aprendizado para os discentes e docentes de ambos os cursos”, opinou.
A Gincana também foi importante para a integração entre os cursos de Educação Física e Nutrição. “Os cursos interagiram de tal forma que, ao observarmos as equipes, já não era possível identificar quais participantes eram da Nutrição ou da Educação Física. Foi uma participação homogênea, na qual o trabalho em equipe prevaleceu, independentemente de qual curso ou período era o aluno. Todos interagiram ativamente nas atividades, ajudando uns aos outros. A receptividade foi tão boa que, a pedido dos próprios discentes, mais eventos integrados serão realizados”, relatou Eurico.