Notícias UNIPAC

Organizado pela Psicologia, ciclo de conferências sobre feminismo é sucesso no Unipac Barbacena

Nos dias 25 e 26 de abril, o Unipac Barbacena, através do curso de Psicologia, promoveu o evento “Ciclo de conferências: Mulheres e sociedade: percursos (im)possíveis”, voltado para alunos e público externo que se interessam pelo assunto. A ideia surgiu a partir da formação de um grupo de estudos, no último ano, em torno dos temas psicologia, feminismo e narrativas de gênero.

Tendo percorrido 9 meses de efetiva atividade, o grupo tem refletido sobre a abrangência do debate envolvendo tais temas na sociedade e como as questões de gênero e o feminismo afetam as relações, impactando de maneira significativa a vida de todas as pessoas. 

“Considerando o debate contemporâneo no tocante aos temas feminismo e relações de gênero, embora algumas conquistas tenham sido alcançadas, as desigualdades ainda são patentes. Tendo em vista esse cenário, pode-se destacar que as narrativas perpassadas pela marca do sexismo e dos preconceitos de gênero estão na base da manutenção e até do crescimento exponencial de situações de violência e opressão”, explica a organização do evento.

Nesse sentido, fez-se necessária a realização de um Ciclo de Conferências que visasse o debate e a divulgação das pesquisas acadêmicas, contando com o envolvimento de todo o corpo docente do curso e viabilizando a abertura para o público externo. De tal forma, se tornou possível divulgar o trabalho produzido no Unipac e estabelecer trocas significativas envolvendo o tema geral do evento.

A metodologia utilizada contou com eventos presenciais e remotos, tendo tido a participação de importantes pesquisadoras do feminismo, no cenário nacional e internacional, para a promoção do debate qualificado com os alunos. 

No primeiro dia, todo online através do canal do Unipac no Youtube, a cientista social Carmen Barroso abriu o ciclo com a conferência “Pode o feminismo ajudar a construir um mundo melhor?”. Logo em seguida, a socióloga Jacqueline Pitanguy e a psicóloga Camila Augusta dos Santos falaram sobre “Feminismo e Política no Brasil”. Fechando a noite de terça (25), a doutora em História da Consciência, Sandra Maria da Mata Azerêdo, conduziu o evento “Gênero e a diferença que ele faz na pesquisa em Psicologia”.

Na quarta-feira (26), já em formato presencial no auditório da Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME), a professora Constância Lima Duarte ministrou a palestra “Literatura e feminismo: vozes-mulheres pela liberdade” e Branca Moreira Alves, graduada em História e Direito, encerrou brilhantemente com uma aula sobre “Feminismo no Brasil, do sufrágio à Lei Maria da Penha: resistências e desafios”.

A coordenação de Psicologia declarou, com satisfação, que o ciclo de conferências foi um verdadeiro sucesso e agradou não somente aos organizadores, mas também a quem passou por lá e teve o privilégio de ouvir as ilustres mulheres.


Pular para o conteúdo

Política de Privacidade | Política de Cookies