A pesquisa desenvolvida por estudantes do curso de Fisioterapia do UNIPAC Barbacena, sob a orientação da professora Laila, alcançou reconhecimento internacional ao ser selecionada para apresentação no Pré-Evento da Rede Internacional de Gerontologia e Tecnologias, realizado na Itália. O estudo, financiado pelo Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC), foi conduzido na Clínica Escola Vera Tamm de Andrada e contou com a participação dos professores Patrícia Melo, Otávio e Elaine Baeta.
A pesquisa investigou os efeitos da fisioterapia associada à estimulação elétrica transcraniana por corrente contínua (Neuromodulação) no tratamento de pacientes com sequelas neurológicas. O estudo foi selecionado entre os poucos trabalhos brasileiros e italianos para apresentação no Pré-Evento da Rede Internacional de Gerontologia e Tecnologias na Itália, figurando entre os 20 escolhidos.
No dia 12 de fevereiro, a pesquisa foi apresentada virtualmente no canal do YouTube, sendo transmitida simultaneamente para o Brasil e a Itália. A Rede Geronto, organizadora do evento, é uma iniciativa internacional voltada para estudos e intervenções na saúde da população idosa.
Para a professora Laila, participar de um evento desse porte e apresentar resultados cientificamente relevantes para a saúde de idosos foi uma experiência gratificante. “Foi muito emocionante contribuir com um evento deste porte e apresentar resultados impactantes na saúde de pessoas idosas com doenças neurológicas, propondo um tratamento e protocolo não medicamentoso”, destacou a orientadora.


