Notícias UNIPAC

UNIPAC Barbacena promove a XII Semana Acadêmica de Enfermagem

Nos últimos dias 13 a 16/05, o curso de Enfermagem do UNIPAC Barbacena realizou uma semana acadêmica inovadora, com o objetivo de incentivar a busca pelo conhecimento científico. O evento ainda contou com oportunidades de discussões em prol do aperfeiçoamento e promoveu a integração entre docentes, discentes e outros profissionais de Enfermagem do UNIPAC e região. A programação da Semana incluiu palestras, minicursos, mesa redonda, simulação realística e momento de integração, resultando em oportunidades de grande valor cultural e científico para os acadêmicos, professores e profissionais de enfermagem e de outras áreas da saúde afins.

A abertura oficial da XII Semana Acadêmica de Enfermagem foi feita pelo diretor geral do Unipac Barbacena, professor José da Silva Filho, e contou com a presença da coordenadora Renilza Cabral. E durante a programação, os estudantes do curso puderam vivenciar as várias facetas para uma graduação mais rica e cheia de conhecimento teórico e prático.

Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Renilza Cabral, “A nossa Semana Acadêmica atingiu plenamente seus propósitos de valorização dos profissionais de Enfermagem e de difusão de conhecimento, além de ter oportunizado a integração entre diferentes categorias profissionais da Enfermagem e de outras áreas da saúde. O evento criou espaços para discussões voltadas para o aperfeiçoamento e o alcance de uma assistência qualificada, pautada na equidade. A participação nas palestras, minicursos e mesa redonda atingiu as expectativas, envolvendo acadêmicos de Enfermagem e de outros cursos afins, egressos do curso e convidados profissionais e alunos de cursos técnicos de municípios vizinhos. O sucesso da semana remete ao envolvimento e compromisso dos professores enfermeiros Moisés Almeida, Juliana Barros, Marcela Nolasco, André Herácleo, Christiane Kelly, Maurício Becho, Ronaldo Adriano, João Paulo, Elis Arantes e Evaniele Sousa, que buscaram parcerias com profissionais e egressos com o propósito de oferecer à comunidade acadêmica um evento de grande valor cultural e científico. Destaca-se a participação dos alunos do nono período, na organização e apresentação da simulação realística, que marcou o encerramento do evento. O apoio da direção do UNIPAC, professores de cursos afins, funcionários administrativos, profissionais parceiros, egressos, corpo de bombeiros, polícia militar e representante do COREN-MG, foram fundamentais na realização do evento. Deixo registrado meu agradecimento a todos os envolvidos. E como resultado final, a arrecadação de alimentos como investimento para a inscrição nos minicursos, que será doada para instituições beneficentes, contribuiu para o cumprimento do papel social da enfermagem enquanto ciência, relacionando a prática do cuidado com o indivíduo em seu contexto social, remetendo à equidade”, afirmou.
Finalizando a XII Semana Acadêmica de Enfermagem, foi realizada uma simulação realística de APH, no pátio do Campus Barbacena, coordenada pelo professor André Herácleo de Azevedo. Os alunos do 9º período fizeram todos os procedimentos às vítimas do suposto incêndio, que deixou o cenário ainda mais real. “Colocar o aluno frente ao processo reflexivo, atuando nas Simulações Realísticas, proporciona o contato real com os atendimentos. Tal metodologia é proveniente da Europa e Estados Unidos. Desta forma, fortalecemos a confiança para a tomada de decisão com concatenação de conhecimento teórico-prático, de forma problematizadora, ações profissionais imediatas que vão além das fronteiras das salas de aula”, explicou o professor André.

A programação da XII Semana foi extensa, devido ao grande conhecimento e atualização de conteúdos da área. Abaixo, os minicursos, palestras, mesa redonda e simulação apresentados durante o evento:

Minicursos:
“Dependência química: Da prevenção ao tratamento” – Enfª. Marcela Nolasco – Ms em Saúde Mental. Esp. em Programa de Saúde da Família. Esp. em Protocolo de Manchester. Esp. em Auditoria em Enfermagem. Esp. em Enfermagem do Trabalho. Esp. em Gestão Hospitalar. Professora adjunta na UNIPAC/Barbacena.
“Segurança do paciente” – Enfª Queila Cristina da Silva Machado Pereira de Souza – Esp. em Obstetrícia; Esp. em Saúde Pública e Esp. em Educação em Saúde e Enfª Graziela Barbosa Henriques Cruz – Esp. em Urgência e Emergência; Esp. em Neonatologia e Pediatria; Esp. em Obstetrícia e Esp. em Ginecologia. Enfª do Núcleo de Segurança do Paciente da Santa casa de Misericórdia de Barbacena.
“Como escrever e apresentar o Artigo Científico” – Enfª. Ms. Elis Oliveira Arantes – Doutoranda em Enfermagem. Esp. Em Enfermagem do Trabalho. Professora adjunta na UNIPAC/Barbacena.
– “Implicações imunohematológicas na doação de sangue”- Bernadete Malta Barroso – Bacharel em Direito. Téc. em Patologia Clínica. Atua no Curso de Enfermagem no Instituto Federal – Campus São João Del Rei.
“Eletrocardiograma para o enfermeiro” – Vinícius Henrique Ribeiro – Enfº RT no Hospital Ibiapaba. Enfº assistencial no Pró-Renal e Esp. em Terapia Intensiva e em Nefrologia.
“Introdução a Podiatria Clínica” – Enfº. Luiz Marcos Raposo – Esp. em Podiatria Clinica Órtese e Prótese de Membros Inferiores. Esp. em Gestão Ambiental, Esp. em Enfermagem do Trabalho. Esp. em Estomaterapia. Esp. em Auditoria em Sistemas de Saúde. Mestrando em Psicanálise Saúde e Sociedade.
“Sistema venoso e arterial: linhas de punção” – Prof. Tamara Karina da Silva – Graduada em Educação Física. Esp. em Fisiologia do Exercício e Avaliação Morfofuncional. Vice-Coordenadora do Comitê de Ética e Pesquisa do UNIPAC/Barbacena e Professora de Anatomia Básica na UNIPAC/Barbacena.
“Abordagem da PCR com uso do DEA: uma necessidade real” – Enfº Ronaldo Adriano de Araújo – Esp. em Centro Cirúrgico e Central de Material Esterilizado. Esp. em Urgência e Emergência. Esp. em Docência do Ensino Superior. Coordenador do NEP – SAMU Regional e Professor adjunto na UNIPAC/Barbacena.
“Atualizações na avaliação inicial no trauma: XABCDE” – Acadêmicos do 9º período de Enfermagem. Orientador: Prof. André Herácleo de Azevedo – Enfº Esp. Gestâo Pública. Esp em Terapia Intensiva. Esp. em Formação pedagógica para profissionais de saúde. Professor adjunto na UNIPAC/Barbacena.
“Cuidados paliativos” – Célio Mendes do Vale – Enfº Assistencial no Hospital Ibiapaba – Esp. em Urgência e Emergência Pré e Intra-Hospitalar. Esp. em Terapia Intensiva Adulto e Neonatal. Pós-Graduando em Cuidados paliativos e Terapia da dor.
“Consulta de enfermagem à Saúde da mulher: Exame clínico e preventivo” – Christiane Kelly de Moura Vieira – Enfª RT do Programa Viver Bem da Unimed. Esp. em Educação Profissional na Área de Saúde. Gerente de Promoção à Saúde na Unimed Barbacena. Professora adjunta na UNIPAC/Barbacena.
“Imunização na atenção primária” – Enfª Evaniele Fátima de Souza Santos – Esp. em Gestão em Saúde da Família. Gislaine Nascimento Sousa- Enfª RT da Sala de Vacinas do Laboratório São Lucas. Pós-Graduanda em ESF.
“Atualizações na avaliação inicial no trauma: XABCDE” – Acadêmicos do 9º período de Enfermagem – Orientador: Enfº André Herácleo de Azevedo. Esp. Gestâo Pública. Esp em Terapia Intensiva, Esp. em Formação pedagógica para profissionais de saúde e Professor adjunto na UNIPAC/Barbacena.
“Manejo com lesões vasculogênicas sob olhar do Enfermeiro” – Enfº Maurício Becho Júnior– Coordenador de Vigilância em Saúde na SESAP/Barbacena – Esp. em Vigilância e Controle de infecções, Esp. em Enfermagem em Estomaterapia e Professor adjunto na UNIPAC/Barbacena.
“Abordagem da PCR com uso do DEA: uma necessidade real” – Enfº Ronaldo Adriano de Araújo -Esp. em Centro Cirúrgico e Central de Material Esterilizado. Esp. em Urgência e Emergência. Esp. em Docência do Ensino Superior, Coordenador do NEP – SAMU Regional e Professor adjunto na UNIPAC/Barbacena.
“Assistência ao paciente com via aérea artificial” – Prof. Cláudia Maria Miranda de Figueiredo -Fisioterapeuta Esp. em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Pneumofuncional – Atua nas áreas de Hospital Geral em abordagem de pacientes críticos – Professora adjunta na UNIPAC/Barbacena.
“A Enfermagem no cuidado da saúde da família” – Enfº Júnior José Lázaro Martins – Esp. Em Gestão de PSF e em Cuidados Intensivos Adulto e Neonatal – Co-Gestor da regulação de leitos da SUPLAS/SESAPS.
“Atualizações em CME” – Enfª Érica Alexandre Costa – Esp. em Centro Cirúrgico e Central de Esterilização.
“Ventilação mecânica básica para enfermeiros” – Prof. Vívian Maria Siqueira Machado Fisioterapeuta– Esp. em Terapia Intensiva Adulto; Esp. em Distúrbio do sono – Fisioterapeuta no Hospital Regional de Barbacena e Professora adjunta na UNIPAC/Barbacena.
“Testes neurológicos para enfermeiros” – Prof. Patrícia Maria Melo de Carvalho – Fisioterapeuta Esp. em Fisioterapia Pneumo Funcional Avançada, Esp. em Gestão de PSF. Esp. em Ortopedia e Traumatologia, Esp. em Atividade Física e Reabilitação Cardíaca. Coordenadora do Curso de Fisioterapia do UNIPAC/Barbacena.

Palestras:
“Os desafios da Enfermagem para uma prática com equidade” – Marcilene Dornelas de Araújo – Enfª RT e Diretora assistencial da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena.
O atendimento do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites virais com foco na equidade da clientela – Dr Ângelo Dias Feres.

Mesa redonda:
“Gerenciamento em Enfermagem: desafios para uma prática com equidade” – Enfª Nívea Ribeiro de Navarro Soares – Esp.em Gestão Hospitalar. Esp. em Saúde Pública. ´sp. Em Enfermagem do Trabalho. Esp. em Recursos Humanos. Kelly Diornea dos Santos – Enfª RT do IMAIP- Esp. em Gestão de serviços de Enfermagem. Esp. em Estomaterapia. Esp. em Auditoria. Esp. em Terapia Intensiva. Cursando MBA em Administração Hospitalar. Pricilliani de Miranda Campos Silva – Enfª Coordenadora da ESF de Barbacena – Esp. em Gestão e logística Hospitalar e em Enfermagem Geriátrica. Mediadora: Valdinéia Isabel da Silva– Acadêmica de Enfermagem

Simulação Realística:
APH a vítimas de incêndio – Acadêmicos do 9º período – Orientador: Enfº. André Herácleo de Azevedo – Enfº Esp. Gestão Pública, Esp. em Terapia Intensiva, Esp. em Formação pedagógica para profissionais de saúde. Professor adjunto na UNIPAC/Barbacena.


Política de Privacidade | Política de Cookies