UNIPAC Barbacena realiza I Mostra Científica

O UNIPAC Barbacena promoveu nesta terça-feira (19/03), a sua I Mostra Científica. O evento teve a participação de alunos, egressos, coordenadores e professores da Instituição. Todos os resumos aprovados para apresentação oral e pôsteres serão publicados no Anais da I Mostra Científica. Compuseram a mesa de honra: o palestrante do evento, Helder Rodrigues Pereira; Pró-reitor da UNIPAC, professor José da Paz Lopes; Diretor Geral, professor José da Silva Filho; Diretora Acadêmica, Sarah Russo; Idealizadora Científica do evento, professora Vanessa Belo e coordenadora do curso de Psicologia, Kennya Rodrigues.

A abertura da I Mostra Científica foi proferida pelo Diretor Geral, professor José da Silva Filho, representando o Magnífico Reitor Bonifácio Andrada. Ele parabenizou os responsáveis pelo evento e os alunos que utilizaram de muita pesquisa e estudo para apresentarem seus projetos.

Ainda no contexto de abertura, o professor Dr. Helder Rodrigues Pereira, ministrou sua palestra com o tema: “A importância do discurso científico nas sociedades perplexas”.

Em seguida os alunos e egressos fizeram a apresentação dos seus projetos, acompanhados dos respectivos orientadores. Cada estudante teve 20 minutos para explanar sobre seu trabalho.

Abaixo os responsáveis pelos projetos e orientadores:
– “A Reforma Psiquiátrica em Barbacena: uma análise discursiva de seus avanços e retrocessos”. Aluno: Davi Guimarães Cosenza. Orientador: Dr. Helder Rodrigues Pereira;
– “Aplicativo de celular usando realidade aumentada para simular pessoas experimentando roupas de uma loja virtual”. Aluna: Raiane Possas. Orientadores: M.e. Gislene Marengo Cusin e Esp. José Osvano da Silva;
– “No Princípio era o Verbo: os primórdios da publicidade em Barbacena através do jornal O Parahybuna”. Aluno: Márcio Ribeiro Ferreira Rosa. Orientador: M.e. Ricardo Matos de Araújo Rios;
– “O Estado e o Direito das minorias étnicas ciganas em seu território: previsão legal e conflito social”. Aluno egresso: Nivaldo Nascimento Firmino. Orientadora: M.e. Débora Maria Gomes Messias Amaral;
– “Mapeamento dos Pontos de Geração de Resíduos de Construção Civil em Alto Rio Doce – MG”. Aluno: Carlos Frederico Baumgratz Figueirôa. Orientadora: Dra. Suymara Toledo Miranda.

Segundo a Idealizadora Científica do evento, professora Vanessa Belo, “Esta I Mostra Científica do UNIPAC é um evento de grande importância para toda a comunidade acadêmica, no sentido dar visibilidade e reconhecimento às atividades científicas realizadas com tanta dedicação e competência por nossos alunos e professores. Sempre costumo citar o grande pesquisador brasileiro Dr. Carlos Chagas Filho que diz “A Universidade é um local onde se ensina porque se pesquisa”. Não há como desvincular o ensino da pesquisa e extensão, os pilares de sustentação de uma Universidade, afirmou a professora.

Encerrando o evento, o Pró-reitor da UNIPAC, professor José da Paz Lopes, fez um agradecimento a todos os envolvidos na I Mostra Científica. “Parabenizo a todos os alunos, professores e coordenadores, principalmente a professora Vanessa Belo, que não mediu esforços para organizar esta noite tão agradável, para quem gosta de Universidade, pois é um lugar de produção de conhecimento e atividades”, encerrou.