Estudantes da UNIPAC Itabirito participam de Júri Simulado e exploram a importância da retórica e oratória no campo jurídico

Na última terça-feira (13), às 19 horas, o curso de Direito da UNIPAC Itabirito promoveu uma Sessão de Júri Simulado como parte do Programa de Fomento à Interdisciplinaridade, Transversalidade e Multidisciplinaridade. O caso escolhido para a simulação foi o famoso “Caso dos Exploradores de Cavernas”, escrito por Lon Fuller.

O evento contou com a participação especial dos alunos da disciplina Introdução ao Estudo do Direito, que tiveram a oportunidade de vivenciar a dinâmica de um julgamento e colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Os debates foram intensos e demonstraram a dedicação e preparação dos estudantes, que apresentaram argumentos sólidos e desempenharam um papel exemplar tanto na acusação quanto na banca de defesa.

Após a sessão, o professor José Carlos Henriques enriqueceu o evento ao apresentar um panorama sobre a importância da retórica e da oratória para os profissionais do direito. Ele ressaltou o caráter interdisciplinar e transversal das discussões realizadas durante o júri simulado, destacando como essas habilidades são fundamentais no campo jurídico.

O professor enfatizou a evolução dos alunos ao longo do processo e incentivou a atenção especial à comunicação influente como um elemento essencial para a formação dos futuros profissionais de direito. A capacidade de articular argumentos de forma persuasiva e eficaz é crucial para a prática jurídica, tanto no ambiente acadêmico quanto na atuação profissional.