Alunos de Direito da Unipac Itabirito promovem ação de combate ao câncer de mama

Alunos de Direito da UNIPAC Itabirito, em ação promovida pela disciplina de Extensão – Autonomia, Cidadania e Políticas Públicas, ministrada pela Prof. Rita, se engajaram na luta e prevenção ao câncer de mama. Os acadêmicos prepararam atividades para todo o mês de outubro, levando conscientização e conhecimento jurídico no tratamento do tema. Assim, no dia 09, a turma realizou uma campanha presencial para a comunidade acadêmica da faculdade, com o objetivo de incentivar a busca pela prevenção do câncer de mama, por meio do incentivo à realização de exames periódicos e informando os direitos da mulher em relação à esta prevenção.

“Todos os alunos e alunas se envolveram na realização do projeto. Foram eles que criaram o projeto e a campanha. Assim, desde o detalhe da decoração, muito bem produzida e com o zelo que lhes é peculiar, até a efetivação da campanha, a elaboração dos textos das pílulas e sua gravação, foram produções do corpo discente, acompanhados por mim, responsável pela disciplina, e pelo Prof. Gustavo Marcel, coordenador da extensão”, contou a Prof. Rita.

Aliado à ação e em parceria com a Associação Desportiva Pró-Esporte e Cidadania, os discentes produzirão “pílulas jurídicas”, que serão veiculadas na rádio comunitária da Associação acima referida, de forma a contribuir com a campanha do Outubro Rosa na comunidade local, compartilhando os mesmos conhecimentos jurídicos trabalhados na ação presencial na Faculdade.

Sobre a importância de atividades como esta para a disseminação de informações, Rita acredita que são essenciais, visto que atuam na formação da consciência coletiva, em relação a um tema tão importante. “A prevenção do Câncer de Mama não é uma obrigação somente da área de saúde, mas de toda a sociedade, onde cada nicho contribui com a sua expertise. Trata-se, assim, do importante papel da educação no seio da sociedade. Somente com efetiva conscientização é que colheremos resultados futuros no combate à essa doença tão nefasta”, finaliza.