Curso de Direito da UNIPAC Itabirito aborda temas atuais e relevantes durante Semana Jurídica

A comunidade acadêmica do Curso de Direito da UNIPAC Itabirito teve a oportunidade de participar da Semana Jurídica do 1º semestre, um evento anual que visa enriquecer o conhecimento dos estudantes e promover discussões pertinentes ao campo jurídico. Realizado entre os dias 05 e 07 de junho, o evento foi marcado por palestras de profissionais renomados, abordando temas de grande relevância para os futuros advogados e juristas.

No primeiro dia, 05 de junho, a Dra. Ana Tereza Ribeiro Salles Giacomini, promotora de Justiça do estado de Minas Gerais, proferiu a palestra “Justiça – Para Além da Reparação e Responsabilização: vivências de Brumadinho”. O evento trouxe à tona discussões sobre o papel do sistema de justiça diante de tragédias socioambientais, explorando a experiência da promotora na atuação após o rompimento da barragem de Brumadinho.

No dia seguinte, 06 de junho, o Dr. Roberto Montezi, delegado de Polícia, ministrou a palestra “O estudo da persecução penal e sua abordagem diante da prática para os concursos públicos”. O palestrante abordou estratégias e técnicas para a preparação dos estudantes interessados em ingressar nas carreiras públicas na área do Direito Penal, compartilhando sua vasta experiência no campo da persecução criminal.

Encerrando a Semana Jurídica, no dia 07 de junho, o Dr. Vinícius Alcântara Galvão, promotor de Justiça do estado de Minas Gerais, apresentou a palestra “A formação multidisciplinar de um orador do júri”. O palestrante discutiu a importância do domínio de conhecimentos multidisciplinares para a atuação eficaz no tribunal do júri, destacando a relevância da retórica e da habilidade de argumentação.

“A Semana Jurídica cumpriu seus objetivos ao proporcionar um ambiente de aprendizado enriquecedor e fomentar discussões importantes no campo do Direito. Os estudantes tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e se inspirar com profissionais de destaque em suas áreas de atuação”, enfatizou o coordenador do curso, professor José Carlos Henriques.