Acadêmicos da UNIPAC Itabirito realizam sessões Legislativa e Judiciária com enfoque na justiça de transição

Na quarta-feira (14), às 19 horas, o curso de Direito da UNIPAC Itabirito promoveu as Sessões Legislativa e Judiciária baseadas na obra “O Caso dos Denunciantes Invejosos”, escrita por Lon Fuller e traduzida e ampliada por Dimitri Dimoulis. Essas sessões foram organizadas como parte do Programa de Fomento à Interdisciplinaridade, Transversalidade e Multidisciplinaridade.

O evento contou com a participação especial dos alunos das disciplinas de Filosofia do Direito e Direito Penal III – Parte Especial, que tiveram a oportunidade de explorar temas amplos e interdisciplinares propostos pelo caso em questão. A discussão abrangeu disciplinas como história do direito, filosofia do direito, direito penal, direito processual penal e direito constitucional.

As sessões foram conduzidas pelos alunos, previamente designados, que apresentaram argumentos e debateram as questões propostas. Além disso, dois votos conclusivos foram elaborados pelos próprios estudantes, contribuindo para a experiência prática e participativa.

O evento contou com a presença dos professores José Carlos Henriques e Rodrigo Ferreira, que também contribuíram com intervenções teórico-práticas sobre a justiça de transição, especificamente no contexto brasileiro. Os docentes enriqueceram as discussões com suas experiências e conhecimentos, proporcionando uma visão mais abrangente e aprofundada do tema.

Os professores avaliaram o evento como amplamente proveitoso em relação ao tratamento interdisciplinar e à interação entre os alunos de diferentes turmas. A troca de experiências argumentativas foi considerada muito instrutiva, permitindo que os estudantes ampliassem seus horizontes e aprofundassem seus conhecimentos em um contexto realista e participativo.