Alunos do Curso de Direito da UNIPAC Itabirito visitam o Fórum da Comarca e ampliam conhecimentos sobre o judiciário

No dia 24 de maio, os alunos do curso de Direito da UNIPAC Itabirito tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica ao Fórum da Comarca de Itabirito, como parte do programa “Conhecendo o Judiciário”. O evento, que contou com a participação de membros da Magistratura e servidores do Judiciário local, teve como objetivo familiarizar os estudantes com as rotinas e práticas adotadas pelos profissionais que compõem a equipe do Juízo da comarca.

Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto os expedientes de gestão, as estratégias utilizadas para o cumprimento de metas, assim como as atividades diárias desempenhadas pelos diversos membros da equipe, tanto na Secretaria do Juízo quanto nos Gabinetes dos Magistrados. Os membros da Magistratura presentes, o Dr. Antônio Francisco Gonçalves, Diretor do Foro, e a Dra. Vânia da Conceição Pinto Borges, Titular da 1ª Vara da Comarca de Itabirito, compartilharam suas experiências e responderam às perguntas dos alunos.

Além dos juízes, as Gerentes de Secretaria, Edméia e Ana Augusta, a Assessora Iara e a Oficial Judiciária, Marina, também contribuíram com a exposição de suas respectivas tarefas e funções. Ao final do evento, os alunos expressaram sua gratidão pelo conhecimento adquirido e destacaram a importância da visita técnica para sua formação profissional, permitindo-lhes uma visão ampla e realista sobre o trabalho desempenhado pelo Poder Judiciário na comarca de Itabirito.

O coordenador do curso, professor José Carlos Henriques, ressaltou que “experiências como esta são necessárias e contribuem para a formação geral de um profissional de visão ampla e realista”. Além disso, práticas como essa proporcionam aos estudantes a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e desenvolver uma visão crítica sobre o funcionamento do Judiciário.