Egressa de Direito da Unipac Itabirito tem trajetória de sucesso como assessora de juiz

Histórias de egressos trilhando caminhos virtuosos seguem inspirando as novas gerações de futuros profissionais que estão sendo formados pela UNIPAC Itabirito. Dessa vez, Iara Elias da Silva, graduada do curso de Direito, é quem conta um pouco da carreira como assessora de juiz e sua trajetória até o sucesso profissional.

Partindo do momento em que optou por entrar para o universo do Direito, Iara declara que este sempre foi um desejo, vindo direto de sua adolescência. “Quando eu me formei no Ensino Médio fiz algumas provas para outros cursos de graduação, voltados para as áreas de biologia e química, que eu também gostava muito, mas, em seguida, consegui uma bolsa integral de estudos pelo programa Prouni, para o curso de Direito, e escolhi a UNIPAC. Foi uma das melhores e mais acertadas escolhas da minha vida: tanto o curso quanto a faculdade”, destaca a bacharel.

Já tendo declarado a satisfação por ter integrado o corpo discente da UNIPAC, a egressa ressalta que sua trajetória não foi fácil. “Durante a minha vida acadêmica, um dos meus maiores desafios foi conciliar os estudos, para a faculdade e para a OAB, o trabalho, que durou por toda a faculdade, e o estágio, no qual permaneci por dois anos no Fórum de Itabirito”.

Apesar da correria do dia a dia, algumas experiências únicas e especiais dos anos de faculdade tornaram a vivência universitária de Iara grandiosa. “O convívio com excelentes professores, as experiências repassadas por eles e a prática jurídica proporcionada pelo estágio no Fórum despertaram ainda mais o meu interesse na área. Me fizeram ter certeza que eu havia seguido o caminho dos meus sonhos”.

Como já dito, a rotina de universidade é árdua e, muitas vezes, cansativa. Apesar disso, a assessora, que não deixa de pontuar a excelência do ensino da UNIPAC, fez valer cada segundo e retirou lições valiosas para sua profissão. “Eu tive a chance de ter excelentes professores, todos qualificados e renomados. Eu recebi apoio e incentivo por parte da direção da faculdade e dos professores, e todos sempre me orientaram a ser uma profissional do Direito responsável e engajada”, relembra Iara, sempre grata a todos que passaram por sua formação.

Entrando no assunto que tange sua área de trabalho, Iara adianta que o dia a dia como assessora de juiz é complexo, mas extremamente gratificante e a proporciona muito conhecimento. Ela explica que o assessor de juiz “auxilia o Magistrado nas minutas de despachos, decisões e sentenças, bem como na coordenação dos estagiários e nas tarefas administrativas”.

“Todos os dias lidamos com muitos e diversificados processos, alguns mais fáceis, outros difíceis e bem complexos. O trabalho do assessor de juiz demanda tempo, estudos contínuos, pesquisas e muita responsabilidade, porque cada processo representa o direito, a liberdade e a dignidade das pessoas. Portanto, para este cargo é preciso, acima de tudo, ter responsabilidade e amar o trabalho que é desenvolvido”, completa.

Deixando um conselho para quem deseja seguir os mesmos rumos, tanto em questão de curso quanto carreira, Iara é direta: “Em primeiro lugar, fazer o curso porque ama, e não em razão da vontade dos outros ou visando, apenas, estabilidade financeira. Em segundo lugar, cultivar, sempre, muita responsabilidade. Em terceiro, estudar muito e se atualizar constantemente, mesmo depois da conclusão do curso”, pontua.