Sessão do Julgamento de Antígona é sucesso entre acadêmicos de Direito da UNIPAC Itabirito

No dia 26 de abril, foi realizado um evento que integra o programa de fomento à interdisciplinaridade, à transdisciplinaridade e ao tratamento transversal de conteúdos. O programa foi criado no curso de Direito da UNIPAC Itabirito e realiza atividades a cada semestre letivo.

Dentre os objetivos, consta a promoção da interconexão de conteúdos, favorecendo análises críticas e diversas abordagens sobre uma mesma temática, evitando os males da segmentação de saberes.

Especificamente, o programa intenciona o desenvolvimento de competências e habilidades voltadas para práticas da comunicação influente, incentivando o conhecimento e uso de técnicas retóricas e de oratória.

Neste semestre, participaram do evento, “O julgamento de Antígona”, discentes de vários períodos do curso de Direito, além dos professores José Carlos Henriques e Ramon Mapa da Silva.

Divididos em equipes, para a defesa e acusação de Antígona, partindo da tragédia homônima de Sófocles, a Sessão de Julgamento seguiu regras anteriormente ajustadas. Formado o conselho de sentença, composto também por discentes, os debates se desenvolveram de forma clara, firme e com expressão de excelentes ideias, a demonstrar o empenho dos alunos e alunas na preparação e execução da atividade.

Após, proclamado o resultado, seguiram-se as interações sobre as técnicas retóricas utilizadas, a oratória e, ainda, sobre as grandes ideias em discussão na Antígona, de Sófocles, sobretudo o célebre, sempre recorrente e ainda, para alguns, não resolvido embate entre jusnaturalismo e positivismo no direito.

Na opinião dos idealizadores, o evento marca história. De acordo com o professor Ramon, que tomou parte na organização dos trabalhos, “foi um dos melhores, talvez mesmo o melhor evento que já realizamos no programa, sobretudo pela seriedade, alta preparação, riqueza dos argumentos e desenvoltura dos alunos envolvidos.”

“Deixamos registrado nosso reconhecimento pelo excelente trabalho dos alunos e alunas! O sucesso do Programa é parte de uma perspectiva que, entre nós, no curso de Direito da UNIPAC Itabirito, sempre buscamos perseguir: estabelecer o protagonismo do discente, como centro das ações e dos processos de ensino aprendizagem. Parabéns!”, completa o professor José Carlos.