Egressa de Direito da Unipac Itabirito é mestranda na UFMG e trilha um caminho promissor

O curso de direito da Unipac Itabirito tem um extenso número de egressos trilhando caminhos promissores na carreira. A ex-aluna Nayara Maria de Lima se formou em 2020 e é um dos exemplos de sucesso no campo de atuação. Em 2022, ela foi aprovada para fazer mestrado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), seguindo a linha de Pesquisa “3 – História, Poder e Liberdade” e a área de estudo “H-10 Direito Político”.

Nayara destaca a importância do Direito em sua vida, tendo sido esse o seu grande sonho de formação. “Embora eu tenha feito uma graduação anterior, eu tinha certeza que iria cursar Direito em seguida, e assim o fiz. Entendo que o Direito constitui uma das ciências humanas mais interessantes e vastas, além da possibilitar uma realização pessoal ao representar o papel de agente de mudanças e de transformações sociais. Além da ampla oportunidade de carreiras, me interessei pelo meio acadêmico. Ainda, o Direito é um curso que tem uma relação muito próxima com várias áreas do conhecimento, que vão muito além do âmbito jurídico”, relata a mestranda.

Sobre sua rotina no mestrado, a bacharel em Direito conta que, durante o primeiro ano, cumpriu grande parte dos créditos referentes às disciplinas obrigatórias e facultativas, tendo participado de palestras e atividades promovidas pela faculdade, além de ter aproveitado para enriquecer seu acervo de referências bibliográficas com leitura.

“Agora, na atual fase, já no segundo ano, após a aprovação na qualificação e projeto definitivo já entregue, estou finalizando os créditos, bem como já escrevendo a dissertação”, completa.

Assim como toda profissão, o Direito tem seus desafios. Apesar disso, Nayara não se intimida. “Particularmente, acho o campo da pesquisa, seja qual for a área, um caminho árduo e solitário, mas acima de tudo, instigante. Entendo, desta forma, que o maior desafio é a execução de uma pesquisa com esmero, cuidado e a profundidade necessária para abordar o tema escolhido”, disserta a estudante.

Com o mesmo comprometimento que apresentou durante os anos de formação na Unipac, Nayara já planeja seu futuro na profissão. “Ingressar na área acadêmica é, inicialmente, a minha maior vontade. Ainda, estudar e me dedicar mais um pouco e tentar o processo seletivo do doutorado”.

O impacto da Unipac

A egressa não deixa de exaltar a participação da Unipac em sua trajetória e destaca o quão importante a instituição foi. “A Unipac foi fundamental na minha vida profissional. Sempre tive professores comprometidos com a educação e com o ensino, com incentivos para fazer estágios, participar de monitorias, dedicar ao máximo na graduação, além de orientação para além do trabalho final de curso, mas durante todo o caminho. Isso me permitiu expandir os horizontes e me fez ter a certeza do que eu realmente queria”.

Para Nayara, a vivência na faculdade ultrapassa a graduação e ainda segue sendo fundamental em sua carreira. “A base acadêmica que construí na Unipac foi essencial para minha aprovação no mestrado e com toda certeza é o que me fornece condições e base para continuar com minha pesquisa e projetos. Saber aproveitar o que a universidade, com os professores, nos proporcionam, faz toda a diferença para o momento em que você se torna egressa e precisa trilhar novos caminhos”, finaliza.