Seminário Integrador: diálogo entre práticas avaliativas e ensino de língua portuguesa nos anos iniciais

O Seminário integrador da Pasta de Prática Pedagógica VII foi realizado nos dias 13 e 20 de junho, sob a organização e produção da docente Gleice Henriques. O principal objetivo do evento foi divulgar os resultados das pesquisas de campo realizadas pelas alunas do 7º e 5º período do Curso de Pedagogia da Unipac São João Nepomuceno, além de promover o diálogo com as diferentes práticas avaliativas dos docentes do município.

Com o intuito de estreitar o vínculo entre teoria e prática, o Seminário contou com a participação das professoras Alfabetizadoras Isabele Santos e Anelise Picorone, ambas atuantes na Rede privada de ensino de São João Nepomuceno. Durante o evento, essas professoras compartilharam informações sobre o processo de avaliação escolar no contexto da alfabetização e letramento nos primeiros anos da Educação Básica. Elas trouxeram exemplos concretos de suas práticas no ensino da Língua Portuguesa para crianças.

Através das trocas e diálogos estabelecidos nesse momento formativo, as alunas do curso de Pedagogia puderam aprofundar seus conhecimentos sobre práticas avaliativas, bem como os fundamentos e metodologias do Ensino de Língua Portuguesa nos anos iniciais. Essa experiência proporcionou uma apropriação mais substancial desses conceitos, fortalecendo a formação acadêmica das estudantes.

Gostaríamos de expressar nosso agradecimento às professoras envolvidas nessa iniciativa, bem como às unidades de ensino que apoiaram e possibilitaram a realização desse Seminário. Essa troca de conhecimentos e práticas contribui para o aprimoramento do ensino e para a formação de profissionais mais preparados para atuar na área da Educação.