UNIPAC S. J. Nepomuceno implanta serviço de Ouvidoria

Maria Amélia Estevato

A UNIPAC São João Nepomuceno implantou recentemente, um trabalho intenso de ouvidoria na Instituição. O serviço atribuído está  disponível para todos os envolvidos: alunos, professores, colaboradores, direção e ao público em geral.

Este é um projeto que consiste em oferecer serviços de ouvidoria e atendimento psicopedagógico aos alunos, professores e colaboradores.  É um espaço utilizado para atender reclamações, sugestões, dúvidas, problemas relativos ao curso ou outros tipos de demanda. Todos os atendimentos são registrados, encaminhados para o setor responsável e, posteriormente, é feita a devolutiva do caso. Um trabalho sigiloso, onde cada caso é avaliado individualmente.  O ouvidor também participa diretamente de todos os eventos, projetos, reuniões, campanhas que acontecem na Instituição e também aqueles que envolvem a comunidade local. São feitas reuniões ordinárias semestrais e extraordinárias, quando necessário, com os colaboradores, professores e coordenadores e toda a equipe, para planejamento das ações e avaliação dos resultados. Pesquisas de satisfação têm sido realizadas entre os alunos e professores, com o intuito de traçar um perfil da Instituição, seus pontos fracos e fortes, para que sejam feitas as melhorias necessárias para o bom andamento do trabalho.

O trabalho é aberto a toda a comunidade escolar: alunos, professores, coordenadores, colaboradores, diretores e também é aberto à comunidade, através dos pais e familiares dos alunos, bem como através de projetos realizados em vários segmentos da sociedade: nas escolas, públicas e particulares, serviços públicos de educação, saúde, assistência social e a quem necessitar.

Este projeto releva extrema importância, pois é através dele que a comunicação acontece de forma mais direta e eficaz, entre a escola e o aluno. Através das reclamações, críticas e sugestões é possível melhorar o trabalho e o relacionamento, nos auxiliando a prestar um serviço de qualidade e eficiência. O aluno sente que é parte fundamental no trabalho da Instituição e tem consciência de sua importância para a construção de um aprendizado eficaz. O envolvimento da comunidade também é de suma importância, reafirmando o compromisso social da Universidade.

Segundo a responsável, Maria Amélia Estevato “através desse projeto, nota-se a importância em estreitar os laços entre escola, alunos e comunidade, tripé fundamental para o trabalho de educação. É de suma importância para um feedback do trabalho desenvolvido na Universidade, com o objetivo de otimizar os resultados.  Desde quando foi implantado, nota-se o engajamento cada vez maior dos alunos, dos professores e de todos os envolvidos, para que o trabalho aconteça de forma satisfatória. Muito nos alegra o retorno dos alunos frente ao projeto, que se sentem valorizados e importantes em serem ouvidos e em trazerem suas famílias para perto da escola.  Ainda há muito a ser feito, mas tenho certeza que estamos no caminho certo para uma educação de qualidade em nosso município”, disse.