Professora de Pedagogia da UNIPAC São João Nepomuceno desenvolve projeto sobre ensino da Língua Portuguesa

A UNIPAC São João Nepomuceno, por meio da docente Gleice Aparecida de Menezes Henriques, responsável pelo Componente Curricular “Fundamentos e Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa”, do curso de Licenciatura em Pedagogia, está desenvolvendo um Projeto Prático Pedagógico no qual as alunas são conduzidas da teoria do Ensino de Língua Portuguesa ao planejamento e ação docente.

O objetivo principal da proposta é refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa durante os anos iniciais da Educação Básica e fomentar a discussão a respeito do currículo, avaliação e metodologia adequada a este processo de ensino. Para tanto, além do estudo da teoria e discussão metodológica, as alunas colocam em prática o planejamento e ação de aulas com base nas habilidades e competências essenciais previstas para os anos iniciais.

Com vistas a buscar inovação metodológica e uma prática ativa voltada para o processo de aprendizagem dos estudantes da educação básica, as graduandas estudam e preparam suas aulas com base no Planejamento Reverso, levando assim em consideração o resultado esperado, as evidências e experiências de aprendizagem. A principal contribuição deste tipo de planejamento é a efetiva confirmação sobre a compreensão dos conteúdos por parte dos alunos, a reflexão do processo avaliativo aliado ao planejamento coerente das atividades escolares.

Com a elaboração de projetos que unem a reflexão teórico prática metodológica com a prática de sala de aula, as graduandas do curso de Pedagogia tornam-se protagonistas do próprio desenvolvimento profissional e vivem experiências de planejamento e gestão da sala de aula, planejando e aplicando atividades e analisando os resultados do processo como um todo. Assim, a UNIPAC São João Nepomuceno contribui com a formação docente e com o desenvolvimento de uma educação de qualidade crítica e reflexiva.