Curso de Medicina Veterinária conquista excelente nota em reconhecimento no MEC

O curso de Medicina Veterinária da UNIPAC Lafaiete tem se destacado no cenário acadêmico, alcançando a nota 4, em uma escala de 1 a 5, na avaliação do Ministério da Educação (MEC). Essa conquista é resultado de um esforço conjunto de professores, coordenação e equipe administrativa, que trabalham incansavelmente para oferecer um ensino de qualidade e formar médicos veterinários competentes e éticos.

A nota atribuída pelo MEC é um indicativo de que a instituição está empenhada em formar médicos veterinários competentes e preparados para atuar em diversos setores. “Possuímos uma elevada carga de aulas práticas, que promovem a maior fixação dos conteúdos. Os professores buscam técnicas pedagógicas diversificadas que promovem a busca do conhecimento e estimula a competitividade entre eles, isso facilita o interesse pelo aprendizado”, comenta a coordenadora do curso, professora Ivana Siqueira.

Além disso, a disciplina de Vivência Prática proporciona aos alunos a participação em atividades práticas em campo, laboratórios e palestras desde o 3º período. Outro diferencial é a disciplina de Deontologia na Prática Veterinária, que aborda as legislações vigentes e sua aplicação na carreira profissional. Os alunos participam de um júri simulado no CRMV-MG, vivenciando situações reais e desenvolvendo habilidades éticas e responsáveis.

Segundo a coordenadora, para elevar a nota no MEC, ‘foram ampliadas as formas de participação dos alunos em monitorias, projetos de extensão e atividades de iniciação científica. A promoção de uma maior interação dos alunos com a comunidade e a participação em eventos acadêmicos têm contribuído para a formação mais completa dos estudantes. No último ano, mais de 300 trabalhos foram inscritos na Jornada Acadêmica da Veterinária (JAVET), evidenciando o engajamento dos alunos na produção científica”.

O corpo docente, coordenador e demais colaboradores desempenharam um papel fundamental na conquista da nota. “Todos estiveram envolvidos na preparação dos documentos necessários, nas reuniões de esclarecimento e na recepção da comissão avaliadora. A coesão e o trabalho em equipe têm sido essenciais para o sucesso do curso”, explica Ivana.

A coordenadora, Ivana Siqueira, tem como objetivo implementar melhorias administrativas e manter o padrão de excelência no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, busca fortalecer os trabalhos junto à comunidade científica e consolidar a reputação do curso. A busca pela nota máxima é um estímulo para aprimorar ainda mais a formação dos futuros médicos veterinários.