UNIPAC Lafaiete realiza aulas online pelo Portal do Aluno

Diante da pandemia do Coronavírus (COVID-19), a UNIPAC Lafaiete adotou medidas como forma de garantir que seus alunos e funcionários estejam protegidos e que ao mesmo tempo tenham condições de seguir desenvolvendo todas as atividades acadêmicas deste período.

Em primeiro momento a instituição decretou a paralisação das aulas presenciais, a fim de preservar a saúde e bem estar de seus alunos. Logo depois, as atividades administrativas também foram paralisadas na unidade e os funcionários passaram a realizar suas atividades em home office, contribuindo para as ações de enfrentamento do vírus.

Entretanto, as aulas de todos os cursos, da UNIPAC Lafaiete, continuam ocorrendo normalmente através do portal online, com auxílio dos professores e da equipe administrativa da Faculdade, que estão trabalhando para que as aulas aconteçam da melhor forma possível para os alunos.

De acordo com a Diretora Acadêmica, professora Vanessa Mara Tavares, “o momento é de aprendizado para todo mundo. As dificuldades são inúmeras, tanto para nossos professores, quanto para os alunos e, também, para toda a equipe administrativa. Além das angústias relacionadas ao coronavírus, a população vivencia uma fase de isolamento, o que leva todos a ampliação do estresse. Precisamos unir forças para enfrentar este momento”.

Ela relatou, inclusive, que a UNIPAC Lafaiete está buscando meios para ajudar outras escolas, a fim de não prejudicar o aprendizado de seus alunos. “Recebi um pedido de uma amiga para que a UNIPAC auxilie escolas que não teriam condições de continuarem suas atividades pela ausência de tecnologia aplicável. O coordenador da Engenharia de Computação, professor Jean Carlo Mendes, se envolveu com a ação e propôs algumas estratégias. Iremos envolver nossos alunos para trabalharem, de casa, apoiando estas escolas no uso de plataformas virtuais. Sabemos da precariedade da internet em alguns locais, mas estamos todos conectados, através de celulares, o tempo todo. Imagina a satisfação das crianças em receber um vídeo do professor explicando algo! O caminho é esse para passarmos por esta turbulência e mantermos o nosso equilíbrio emocional”, explicou Vanessa Mara.

Agindo desta forma a UNIPAC Lafaiete deseja que as ações de enfrentamento e prevenção sejam efetivas e eficazes e que o aprendizado seja eficiente, contando com o empenho e dedicação dos professores e alunos. “A UNIPAC está conectada e esperamos passar por tudo isso, tendo cumprido o papel de disponibilizar os conhecimentos teóricos, com uso de plataforma virtual, sem permitir aos alunos saírem de casa, conforme orientação dos órgãos competentes e autoridades federais, estaduais e municipais. Estamos nos colocando inteiramente à disposição de nossos alunos para auxiliar nas dificuldades, todos nós estamos aprendendo com essas dificuldades e esperamos estar mais fortes quando tudo isso passar e voltar com muita garra para retomar as atividades práticas, estágios e muitos outros conhecimentos. Solicito o apoio incondicional neste momento e muita determinação para superarmos o que ainda está por vir”, completou Vanessa Mara.

Par a aluna Patrícia Cristina de Ávila, do 5º período de Pedagogia, a disponibilização das aulas por meio Online, através do Portal, está sendo o melhor recurso para os graduandos, levando em consideração a possiblidade de perder o semestre, a saúde, e o momento que o país está passando. “A plataforma da UNIPAC é excelente e dispõe de muitos recursos para os professores fornecerem suas aulas. As vídeoaulas são riquíssimas, tendo em vista o contato dos professores e alunos, em que a aula se torna tão rica quanto a presencial. Os vídeos postados também apresentam muita qualidade, pois nos fornecem a explicação da matéria pelo próprio professor”, relatou a aluna.