Estudantes de Biomedicina da UNIPAC Ponte Nova visitam a UFV e exploram laboratórios de ponta

Uma jornada inesquecível pela ciência! Os estudantes do curso de graduação em Biomedicina da UNIPAC Ponte Nova tiveram a oportunidade de visitar a Universidade Federal de Viçosa. Durante a visita, puderam mergulhar em diversas áreas de pesquisa e laboratórios de ponta.

A aventura começou no Instituto de Biotecnologia Aplicada à Agropecuária (BIOAGRO), onde tiveram um vislumbre das pesquisas em andamento. Os estudantes puderam presenciar o trabalho com sequenciadores de genoma, que revelam informações preciosas sobre a composição genética de organismos, além de analisadores de CHNS, que permitem a análise precisa de elementos químicos fundamentais.

Os alunos visitaram os departamentos de microbiologia, química, física e bioquímica. Foram apresentadas técnicas avançadas e equipamentos de última geração, onde eles puderam ampliar os conhecimentos. A espectroscopia de infravermelho e a Ressonância Magnética Nuclear (RMN) revelaram-se ferramentas incríveis para a análise de substâncias e estruturas moleculares complexas.

As pinças ópticas e magnéticas utilizadas na manipulação de DNA impressionaram pela precisão e sofisticação. “Tivemos a oportunidade de entender como essas ferramentas são essenciais para estudos genéticos e biotecnológicos. Além disso, aprendemos sobre a importância dos cromatógrafos na separação e identificação de compostos químicos, ampliando nossa compreensão sobre a análise de amostras”, comenta um dos acadêmicos.

“Gostaríamos de expressar nossa profunda gratidão à Universidade Federal de Viçosa pela acolhida calorosa e pela oportunidade de ampliar nossos horizontes científicos. Agradecemos à professora Mayura Rubinger, do departamento de química, à professora Marisa Queiroz, à professora Cristina Vanetti e ao pesquisador Rafael Rezende, do departamento de microbiologia, ao professor Márcio Rocha, do departamento de física, ao professor João Paulo Viana Leite, do departamento de bioquímica, e à pesquisadora e professora da UNIPAC Ponte Nova, Letícia Monteiro Farias, por nos receberem, ensinarem e nos encantarem com a ciência”, relataram os acadêmicos.