Os alunos do curso de Administração da UNIPAC Lafaiete desenvolveram neste semestre o projeto de extensão “Finanças em foco”. O projeto foi aplicado na Escola Estadual Professor Astor Vianna e buscou levar o conhecimento adquirido na faculdade e na vida para as escolas, ensinar a importância do planejamento e do controle financeiro, além das diversas ferramentas para esse gerenciamento. “Acreditamos que com isso, os alunos se tornarão mais conscientes e capazes de tomar boas decisões em relação ao seu dinheiro ou investimentos, os preparando para uma vida financeira sustentável”, ressaltaram os acadêmicos.
O projeto de extensão é coordenado pelo professor Stefan Willian e contou com o apoio do professor Wesley Luciano na orientação dos alunos Thaíssa de Assis Souza, Hyago Bruno, Caio Eduardo, João Vítor Fortes, Silvio Augusto e Eric Sander. A organização do projeto se iniciou no dia 20 de abril e se estendeu até o dia primeiro deste mês, quando começou a ser colocado em prática. O objetivo principal foi desenvolver o pensamento crítico dos alunos sobre o tema educação financeira, visando a prática e aplicação na vida pessoal de cada participante. Com a educação financeira, os alunos aprendem a importância do planejamento financeiro, do orçamento, do uso consciente do crédito e do investimento. Além disso, eles aprendem sobre as consequências das dívidas e a importância da poupança para alcançar metas financeiras de longo prazo.
O Projeto “Finanças em foco” apresentou os tópicos mais importantes da educação financeira de forma leve e direta, para que os alunos consigam entender o conteúdo e tenham interesse em se aprofundar nessa área de tanta importância nas nossas vidas. “Com o apoio do Professor Wesley Luciano, aplicamos a dinâmica da Oficina dos Sonhos, também tivemos um momento de perguntas, onde todos os alunos tiveram a chance de tirar suas dúvidas sobre o conteúdo ou até mesmo sobre situações específicas de suas vidas. Distribuímos uma cartilha, desenvolvida especialmente para o projeto, baseada em todo o conteúdo citado na apresentação, além de uma lembrancinha simbólica no encerramento”, ressaltaram os estudantes.