Professora da Unipac Lafaiete fala sobre projeto apresentado no Simpósio Brasileiro de Psicologia Política

Em outubro do último ano, Júlia Loren, que leciona as matérias Psicologia Social, Psicologia Hospitalar e da Saúde, Psicoterapia Familiar e Orientação Profissional na Unipac Lafaiete, apresentou no XII Simpósio Brasileiro de Psicologia Política, em Belo Horizonte, uma comunicação oral sobre “Educação Estética em Processos Grupais: diálogos e reflexões sobre as dimensões políticas da morte”. O projeto faz parte da pesquisa de sua Iniciação Científica e contou com a colaboração das alunas Brenda Hellen e Juliane Cardoso.

Segundo Júlia, abordar a educação para a morte é importante, pois no Brasil, apesar de não ser recente, é um estudo pouco disseminado. “Diante de um levantamento de literatura, que apontou um significativo déficit no estudo sobre a morte e o luto em cursos de formação da área da saúde, bem como a insegurança e sentimentos de fracasso dos profissionais ao lidar com morte de seus pacientes, propusemos um modelo de pesquisa-ação, no qual pudéssemos tanto produzir conhecimento como auxiliar na transformação das práticas de cuidado em saúde e auxiliar futuros profissionais a lidar com os afetos mobilizados mediante a expressão da finitude humana”, explica.

A professora revela um pouco mais sobre o processo de produção da pesquisa. “Utilizamos da arte literária como recurso para mobilização de afetos e produção de novos sentidos referentes à efemeridade da vida humana junto a estudantes dos cursos de Psicologia, Enfermagem e Medicina. O método de intervenção proposto utilizou de referências internacionais para uso de recursos psicopedagógicos e de intervenções grupais”.

Para Júlia, finalizar o projeto e ter a oportunidade de levá-lo ao Simpósio foi enriquecedor para sua carreira profissional. “Ao finalizar a pesquisa, tivemos a oportunidade de apresentá-la no Simpósio Nacional de Psicologia Política. A experiência foi muito rica e, nesta ocasião, também percebemos o quanto o tema e resultados obtidos foram acolhidos pelos profissionais e estudantes participantes como algo inovador e potente para a formação de profissionais da saúde”, destacou.

As alunas, que foram aliadas de Júlia neste momento tão importante, também se mostraram empolgadas com o resultado obtido. Para Brenda, “fazer parte da pesquisa foi a realização de um grande sonho pessoal” e complementa: “Por meio dela, aprofundei meus conhecimentos e me desenvolvi enquanto profissional e ser humano. Acredito que fazer pesquisa é contribuir para a transformação da realidade social, e ver o resultado do nosso trabalho sendo apresentado em um congresso é a certeza de que estamos no caminho”.

Juliane, em depoimento, explana sua gratidão por ter participado deste projeto. “Desde o início do curso eu tinha interesse na área acadêmica, tendo o primeiro contato com a escrita científica em uma matéria ministrada pela própria professora Júlia. Então, foi um sonho se tornando realidade. E poder compartilhar os frutos tão ricos da nossa pesquisa em um congresso com várias instituições, foi espetacular. Agradeço à Unipac por nos financiar para viver a experiência de apresentar em um congresso e, também, às minhas colegas de pesquisa, professora Julia e Brenda, pelo convite à pesquisa e pela parceria”.