2ª Semana de Enfermagem da UNIPAC Leopoldina: reflexões sobre sustentabilidade e valorização profissional

Nos dias 15, 16 e 17 de maio, a UNIPAC Leopoldina realizou a 2ª Semana de Enfermagem, um evento dedicado à reflexão sobre temas relevantes para o desenvolvimento sustentável e a valorização da enfermagem. A escolha da data para a semana foi baseada no Decreto nº 48.202, de 12.05.60, que institui a celebração anual da enfermagem de 12 a 20 de maio.

O evento foi organizado pelos acadêmicos do 3º e 4º períodos do curso de Enfermagem, que se empenharam na articulação entre convidados, patrocinadores e cerimonial, sob a supervisão de professores do curso. A participação ativa dos estudantes na organização foi fundamental para o sucesso do evento.

Com o intuito de promover discussões enriquecedoras, a Semana de Enfermagem abordou três eixos temáticos principais. O Eixo 1 trouxe a discussão sobre a ação política da enfermagem para o desenvolvimento sustentável e o enfrentamento das iniquidades sociais. Já o Eixo 2 abordou a sustentabilidade das políticas públicas para a redução de desigualdades e o bem-estar. Por fim, o Eixo 3 enfatizou a sustentabilidade da enfermagem, com ênfase no fortalecimento ético, estético, técnico, político e científico necessários para a valorização e o reconhecimento social da profissão.

Durante os três dias de evento, os participantes puderam refletir sobre a importância do desenvolvimento sustentável, explorando diferentes perspectivas e contradições nesse debate, especialmente no contexto da enfermagem.

“O evento foi enriquecedor para o crescimento pessoal e científico dos participantes, permitindo a troca de conhecimentos e experiências. Os temas abordados despertaram reflexões importantes sobre a sustentabilidade e a valorização profissional na área da enfermagem, contribuindo para uma formação mais sólida e consciente dos futuros profissionais de enfermagem”, destacou o coordenador do curso, professor Guilherme.