Professora e alunas da UNIPAC Leopoldina são destaque em Simpósio de Microbiologia

A professora Josete Amadeu, do curso de Biomedicina, e as egressas Larissa Pereira, Pamela Rodrigues e Vitória Krepke, participaram do renomado Simpósio de Microbiologia Aplicada ao Setor de Laticínios (MICROLAT). O evento foi realizado no Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), localizado em Juiz de Fora.

Durante o evento, a equipe teve a oportunidade de apresentar o trabalho intitulado “Pesquisa sobre nível de conhecimento e hábitos de consumo do Kefir como bebida probiótica”. O projeto, que teve origem no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) elaborado na FUPAC Leopoldina, recebeu elogios pela sua relevância no campo da microbiologia aplicada.

Segundo Josete, a escolha por estudar o Kefir se deu pelo fato de se tratar de uma bebida excelente para a saúde, com grande potencial e muito consumida em outros países, mas ainda pouco conhecida no Brasil. “Ele é um probiótico, ou seja, são bactérias que ajudam o funcionamento do intestino, causando benefícios em todo o resto do corpo”, completou.

A docente disse estar orgulhosa do resultado da pesquisa, já que envolveu um trabalho árduo da equipe. “Nesse trabalho, realizado durante a pandemia, tivemos grandes desafios, pois todo o processo, que envolveu questionários, teve que ser online”.

Certamente participar de um simpósio renomado como o MICROLAT e apresentar um trabalho originado de um TCC é um marco para a instituição e demonstra o compromisso com a excelência acadêmica.