Enfermagem e Biomedicina da Unipac Leopoldina promovem reunião de Projeto de Extensão

Aconteceu nesta última sexta-feira, 31 de março, a segunda reunião do Projeto de Extensão Universitária da FUPAC-Leopoldina intitulado “Doar ou não doar sangue, eis a questão: acadêmicos de Enfermagem e Biomedicina incentivando a captação de doadores viáveis”.

O projeto, conduzido por Guilherme Sacheto (Professor e Coordenador do Curso de Graduação em Enfermagem), Karla Villani (Professora e Coordenadora do Curso de Graduação em Biomedicina) e Rhaisa Dias (Professora do Curso de Graduação em Biomedicina), tem como objetivo principal habilitar acadêmicos de Enfermagem e Biomedicina a atenderem às demandas da sociedade no que tange a captação de doadores de sangue, complementando sua formação por meio da possibilidade de união do ensino acadêmico com aplicação prática.

De acordo com o Prof. Me. Guilherme, “a literatura aponta que envolver e fidelizar novos doadores, manter estoque suficiente de sangue e dispor de hemoderivados, lidar com patologias emergentes podem ser vistos como desafios dos serviços de hemoterapia”.

Deste modo, movimentar a comunidade acadêmica acerca desta temática pode promover mudanças locais e beneficiar a comunidade e a rede assistencial do município. “De modo geral, o número de doadores de sangue encontra-se aquém do ideal para assegurar a manutenção dos estoques em níveis suficientes para atender a demanda social”, justifica a Profa. Me. Karla.

Para a Profa. Me. Rhaísa, “as ações e práticas inerentes ao processo de doação e processamento de sangue e hemoderivados, permeia a interação entre diferentes sujeitos, detentores de diferentes saberes, o que torna esse projeto importante para ambos os cursos”.

Atualmente o Projeto é composto pelos docentes e 10 alunos de Graduação em Enfermagem e Biomedicina, além da colaboração da Técnica-administrativa Mariana Cruz. Dentro do cronograma de execução do Projeto, a equipe espera, além das reuniões científicas, a realização de visitas técnicas, participações em mobilizações sociais, apresentações em empresas e elaboração de artigos científicos.