Alunos e docentes da UNIPAC Lafaiete participam de encontro sobre Psicologia Social Crítica e Interseccionalidades

Entre os dias 20 e 22 de abril, alunos e docentes do curso de Psicologia da UNIPAC Conselheiro Lafaiete estiveram no XXIII Encontro da Associação Brasileira de Psicologia Social – Regional MG (ABRAPSO), realizado na cidade de Divinópolis. Durante o evento, vários trabalhos desenvolvidos pelos alunos, sob a orientação dos professores, foram apresentados, abrangendo práticas de estágio, projetos de extensão e iniciação científica. Professores também participaram ativamente como mediadores de mesas temáticas e grupos de trabalho.

A participação no Encontro da ABRAPSO proporcionou uma troca enriquecedora de experiências e vivências, contribuindo para a formação profissional de quem esteve presente. O evento ampliou as perspectivas de trabalho, ensino, pesquisa e extensão, destacando a importância da psicologia social crítica e das interseccionalidades no enfrentamento das violências, nas resistências e na construção de novas perspectivas para a área.

Os trabalhos apresentados na ocasião foram:

1) Acolhimento de jovens no CAPSI e a possibilidade de escuta, a partir do conceito de entrevistas preliminares

Autoras/es: Taciana Patrícia Meira e Eliete Augusta de Souza Viana

2) Psicanálise e Cinema: Contribuições da arte fílmica como método de pesquisa-intervenção para uma reflexão crítica em contextos de aprendizado

Autoras/es: Eliete Augusta De Souza Viana; Ana Clara Chaves De Andrade; Ana Gabriella Monteiro Bittencourt e Sônia Aparecida de Oliveira

3) Experiência de estágio em um Centro de Atenção Psicossocial: perspectiva crítica, decolonial e antimanicomial.

Autoras/es: Ana Luiza Santos da SIlva; Eliete Augusta de Souza Viana e Michel de Rezende Costa

4) O CAPS como lugar da loucura? Pensando uma experiência de estágio no CAPS a partir do Imaginário Social

Autoras/es: Jonathan Marques Oliveira e Letícia Camargos de Oliveira

5) Pré-natal psicológico: uma proposta de cuidado com a saúde mental e desconstrução da romatização da maternidade.

Autoras/es: Débora Cristina de Oliveira Fernandes; Matheus Orlando da Costa Santos e Nathalia dos Santos Dutra

6) Atuação do psicólogo no Centro de Referência Especializado da Assistência e a importância da equipe multiprofissional: um relato de experiência.

Autoras/es: Samuel Carlos de Lima; Danielle Abrantes Campos Lima e Miriam Helena Vieira

7) Identidade e estigma: uma intervenção grupal junto aos reeducandos da APAC de Conselheiro Lafaiete.

Autoras/es: Kévia Mara Santos de Melo; Christiane Lizandra de Souza e Danielle Abrantes Campos Lima

8) Projeto Alvorada: reintegração de egressos do sistema prisional ao mercado de trabalho.

Autoras/es: Daniel Augusto de Souza Pereira; Ana Gabriella Monteiro Bittencourt e Danielle Abrantes Campos Lima

9) Oficinas em Dinâmicas de Grupo com reeducandos da APAC de Conselheiro Lafaiete: um relato de experiência

Autora: Victoria Coimbra São Pedro

10) Arte e processo de humanização: articulações entre L. S. Vigotski e Antônio Cândido

Autoras/es: Júlia Loren dos Santos Rodrigues e Marcelo Dalla Vecchia

A mediação do grupo de trabalho “Célia Xakriabá: Psicologia Social Crítica, políticas e direitos Humanos” ficou por conta da professora Danielle Abrantes Campos Lima. Já o grupo “Angela Davis: Formação, pesquisa-intervenção e epistemologias em Psicologia Social Crítica” teve Eliete Augusta de Sousa Viana como mediadora.

A mesa redonda “Políticas e Direitos Humanos” foi mediada pela professora Júlia Loren dos Santos Rodrigues.