Os estudantes que prestaram o Enem 2022 e desejam ingressar na graduação ainda este ano devem estar atentos ao cronograma de inscrições. O Ministério da Educação (MEC) divulgou oficialmente o calendário do Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2023 e o prazo de matrícula é de 28 de fevereiro a 03 de março.
A UNIPAC oferta vagas em diversos cursos através do programa, com possibilidade de bolsas de estudo de 100% e 50% de desconto a depender do desempenho do candidato. É a oportunidade perfeita para dar início ao ensino superior na instituição aproveitando a nota do Enem e sem nenhuma taxa de matrícula.
Segundo a coordenadora do Prouni e do Centro Integrado, Acadêmico e Financeiro da FUPAC/UNIPAC, Silvana Braun de Paula, para participar do programa o candidato precisa ter participado da edição do ENEM 2021 ou 2022 e ter alcançado uma nota igual ou superior a 450 pontos. “Quem tem como principal objetivo de ingressar em um curso superior de qualidade, mas não tem condições financeiras para pagar as mensalidades, o Prouni é uma ótima opção pra iniciar os estudos”, comenta.
Confira o número disponível de vagas em cada unidade:
Unipac Barbacena – 339 vagas
Unipac Baependi – 7 vagas
Unipac Lafaiete – 161 vagas
Unipac Itabirito – 13 vagas
Unipac Leopoldina – 15 vagas
Unipac Nova Lima – 12 vagas
Unipac Ponte Nova – 32 vagas
Unipac São João Nepomuceno – 12 vagas
Unipac Uberaba – 16 vagas
O edital com relação de cursos e vagas está disponível no site www.unipac.br/lafaiete/bolsas-e-financiamentos/.
O que é o Prouni?
O PROUNI – Programa Universidade Para Todos promove o acesso às universidades particulares brasileiras para estudantes de baixa renda que tenham estudado o ensino médio exclusivamente em escola pública, ou como bolsista integral em escola particular.
Quais são os requisitos para participar do Prouni?
Para bolsa de 50% ou de 100%, você deve:
- Ter feito o ENEM -Exame Nacional do Ensino Médio, na edição do ano anterior ao processo seletivo do PROUNI. Ou após 2010 para vagas remanescentes.
- Ter obtido a nota mínima, estabelecida pelo MEC, de 450 pontos de média e não ter zerado na redação.
- Comprovar renda familiar de até três salários mínimos, no caso das bolsas 50%.
- Comprovar renda familiar de até um salário mínimo e meio para bolsas de 100%.
- Ter estudado o ensino médio completo em escola pública, ou em particular na condição de bolsista integral.